• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

35º Festival de Dança Núcleo leva magia, sonho e tecnologia para o palco

Inovação e emoção vão marcar o Festival de Dança Núcleo, que este ano comemora 35 anos apresentando, mais uma vez, o ballet “O Quebra Nozes”. A montagem, que já foi apresentada nas celebrações dos 15 e dos 25 anos do Festival terá a tecnologia como aliada em 2015 acontecerá dias 28 e 29 Novembro no Espaço acadêmico Cultural  Fernando Sabino da UFV.

Pela primeira vez o Festival terá um cenário virtual que vai tornar ainda mais fascinante a história de Clara e o seu brinquedo. O público vai conferir a aplicação da tecnologia em favor da arte. O cenário será resultado de um trabalho conjunto entre a direção e artistas de Belo Horizonte. O coordenador de áudio visual, André Hallak explica que usar a tecnologia em espetáculos de arte é uma tendência mundial.

Para ele, “essa novidade colabora com a magia e pode levar um público mais jovem e interessado para os espetáculos”. Jarbas Nogueira, cenógrafo do Núcleo preparará objetos cênicos que comporão as cenas junto à tecnologia, trazendo ainda mais fantasia para o trabalho.

O diretor artístico do espetáculo, Reynaldo Muniz garante que o público verá, além dessa inovação, o aprimoramento técnico e artístico dos bailarinos. Ele preparou a montagem d’O Quebra Nozes de 2005 e revela que “10 anos é um período que permite fazer uma avaliação de como continuamos o trabalho. Acredito que avançamos muito e estamos prontos para apresentar um grande espetáculo”.

 A também diretora artística Kátia Vitalino diz que o processo de ensaios foi intenso e destaca a força do coletivo. “A equipe está muito empenhada, os bailarinos estão ensaiando muito se preparando para esse momento tão especial”.

O elenco desta edição será formado por bailarinos do Núcleo, do Centro Experimental de Artes da Prefeitura Municipal de Viçosa e do Projeto Voar – Instituto Asas, além dos Grupos Êxtase de Dança e convidados especiais. E ainda outros profissionais, que junto a mais de 200 bailarinos representarão essa história reconhecida mundialmente como uma das mais belas do repertório do ballet clássico.

O papel principal caberá a bailarina do Grupo Êxtase Paula Martins e O Quebra Nozes transformado em Príncipe, será interpretado pelo bailarino convidado, Marcone Fonseca. Já a Rainha das Neves e Fada Açucarada serão interpretadas por Anna Vitória Martino do Grupo Êxtase Juvenil.

Entre as centenas de bailarinos estará a pequena Maria Isabel, que vai se apresentar pela primeira vez no Festival. O pai, Marcos Oliveira de Paula destaca a dedicação das professoras e o bom ambiente de aprendizado e socialização que as aulas de ballet no Núcleo proporcionam a sua filha. E admite a ansiedade de toda a família pela primeira apresentação de Maria Isabel.

“Ter a nossa filha, com apenas quatro anos, envolvida em um evento de renome e planejado com tanto carinho pelo Núcleo é gratificante. Tenho certeza que o Festival será um sucesso. O que nos resta agora é segurar a emoção e curtir todos os momentos da nossa pequena e das demais amiguinhas no palco”, declara.

A história do Festival é longa e comporta a estreia de pequenos bailarinos, como Maria Isabel, e também a consolidação do trabalho de quem faz parte desse evento desde o início, como a Dona Maria José Coelho, que é mãe da Diretora Geral Patrícia Lima, e  por todas essas décadas atua como figurinista dos espetáculos,  desenhando e estudando todas as cenas para compor os figurinos para o Festival.

A figurinista afirma a satisfação em fazer parte desse evento consagrado pelo trabalho e confiança de muitas pessoas. Os muitos anos de sensibilidade e criatividade não diminuem o desafio do processo de elaboração, segundo Maria José. Ela ainda aponta que em clássicos como O Quebra Nozes a inovação nos figurinos aparece “na escolha de tecidos, nas cores, nos acabamentos e montagem das peças”. 

Patrícia Lima reforça que é o momento de agradecer a todas as pessoas que acreditam e trabalham pela arte. “Fico feliz de poder proporcionar isso com muito trabalho, muita garra, muita força de vontade e com uma equipe muito especial que se dedica a esse aperfeiçoamento e formação artística”. E deixa seu agradecimento especial aos “pais que acreditam e investem na formação de seus filhos proporcionando a eles arte através do ballet”.  

O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com realização do Ministério da Cultura- Governo Federal, Núcleo de Produções Culturais, Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg, Amantino Supermercados, Metalsider, Haskell e o apoio Cultural do Colégio Anglo e da Agência Mapa do Mundo numa promoção da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura - UFV e FACEV.

 

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites