Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro o Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino da UFV receberá o Festival de Dança do Núcleo de Arte e Dança. Esta será a 36ª edição do evento que já se tornou tradição na cidade. Pela primeira vez o criador de tantas histórias que permeiam o imaginário de muitas gerações, Walt Disney, se transformou e inspirou o tema do espetáculo do Núcleo de Arte e Dança "O limpador de Chaminés ", que promete levar grandes emoções e reflexões ao público.
Este ano o Festival de ballet que mescla autorias próprias e ballets de repertório como Diana e Acteon, variações do Ballet Coppelia, Arlequinade e Bayadere. Com direção Geral de Kátia Vitalino e Patrícia Lima e direção artística do Maitre Reynaldo Muniz, os bailarinos representarão a história e trajetória de uma família que tem a vida transformada pela chegada da nova governanta e seu amigo limpador de chaminés que traz magia, alegria e amor para aquelas pessoas que viverão grandes aventuras.
A diretora Geral, Patrícia Lima, conta que propôs o tema embalada pela lembrança da infância. “Quando assisti ao filme, ainda criança, eu fiquei muito impressionada com aquela mulher que voava e deu asas a minha imaginação. Acho que nós artistas temos o papel de levar as pessoas a sonharem, e de passar aos jovens o amor pela arte”.
Ela ressalta ainda que o enredo do filme é bastante atual e este é um momento interessante para se trazer o simbolismo dessa história que trata de discussões sociais e econômicas que estavam em voga no Brasil e no mundo no ano do lançamento do filme (1964) e atualmente o país também vive um momento de transformações políticas e econômicas que merecem a atenção de todos. E poder trazê-lo por meio da arte é fundamental e ilustrativo para a construção de uma sociedade.
Para ela, também será mais uma oportunidade de “levar sonhos e magia, fazer as crianças despertarem a criatividade e o prazer de vivenciar a arte e o mesmo vale para o público, esperamos que todos saiam do espetáculo preenchidos de esperança e cheios de energia positiva”.
O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com realização do Ministério da Cultura - Governo Federal, Núcleo de Produções Culturais, Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Cona com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg, Amantino Supermercados, Metalsider, Haskell e o apoio Cultural do Colégio Anglo e da Agência Mapa do Mundo numa promoção da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura - UFV e FACEV.
Autoria: Assessoria de Imprensa