Grupos de dança de seis cidades mineiras estarão em Viçosa competindo por vagas no 16º Festival Internacional de Hip- Hop, que acontece em Curitiba (PR) em julho. Viçosa será representada por quatro grupos que reúnem cerca de 100 bailarinos.
Os grupos competirão nas categorias: júnior, sênior e avançado. O Grupo do Programa Estímulo (Núcleo de Arte e Dança) competirá na categoria júnior com a coreografia “Raízes” do bailarino do Grupo Impacto Rafael Gregório. Também na categoria júnior, alunos do projeto Voar (Instituto Asas) apresentarão a coreografia “Alfaiates” de Alex Ramos, bailarino do Grupo Impacto.
Na categoria sênior o Grupo V8 Crew (Centro Experimental de Artes da PMV), apresentará a coreografia “Despertar e Feiticismo” de Luís Filipe Claudino, que também é bailarino do Grupo Impacto de Dança. E na categoria avançado o Grupo Na Manha Crew (Centro Experimental de Artes da PMV) apresentará a coreografia “Vikings”, de Cleison Lana, também bailarino do Impacto.
Além dos Grupos viçosenses, a seletiva terá outros cinco grupos das cidades de Cajuri, Ubá, São Loureço e Araxá. A competição começa às 20h no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino- UFV. Antes disso, a partir das 14h30, os bailarinos participarão de workshops.
Os jurados da seletiva estadual serão: Vinícius Henrique Garcia Azevedo; Wendell Mourige e Carlos Augusto Rabelo Vieira Junior.
Sobre o FIH2
O FIH2 é o maior festival de danças urbanas da América Latina e a sua 16ª edição acontece entre os dias 7 e 9 de julho, em Curitiba. Além de participar e assistir às apresentações dos grupos de dança à noite, durante o dia, o público e os bailarinos do festival também podem acompanhar a palestras, exposições e diversos workshops. Entre os temas, destacam-se a Economia Criativa, a Comunicação e o Empreendedorismo Cultural.
Segundo Octávio Nassur, o FIH2 tem como grande propósito congregar dançarinos, professores, coreógrafos e produtores para alavancar a dança, e a arte como um todo, como profissão. “Nós fazemos do evento um espaço onde os artistas possam não só apresentar a sua arte, mas adquirir conhecimento e as ferramentas necessárias para que possam viver dela”, diz Nassur.
Este ano, o FIH2 estará inserido dentro de um grande espaço de entretenimento e experiências, a Divercity. O nome do espaço vem da palavra diversidade e lá irá funcionar um grande centro de diversão e experiências, integrando apresentações de dança, palestras, workshops e diversas opções de oficinas para crianças de todas as idades.
A programação completa do evento, assim como inscrições para os Super Workshops e outras atividades da Divercity, estão disponíveis no site www.fih2.com.br
Autoria: Assessoria de Imprensa