• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

39º Festival do Núcleo - Cinderela neste fim de semana em Viçosa

O final de semana será repleto de arte e magia em Viçosa. O clássico dos contos de fadas “Cinderela” será apresentado pelo Núcleo de Arte e Dança na 39ª edição de seu festival. A história que permanece na memória de crianças e adultos de todo o mundo já foi tema do Festival do Núcleo em 1998, e este ano ganhará uma versão em que a arte é a grande protagonista da trama que envolve Cinderela.

No elenco mais de 200 bailarinos das turmas de Ballet Clássico, Jazz e Teatro do Núcleo, Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Êxtase Cia de Dança, alunos do Projeto Passos para um Futuro, do Projeto Voar , Os Atuais e os bailarinos convidados Mateus Felipe e Bruna Chebile ajudarão a contar essa clássica história.

O espetáculo dirigido por Patrícia Lima, Reynaldo Muniz e Lidiane Jacinto levará ao público mais do que a história original do escritor francês Charles Perrault, o espetáculo traz a arte como componente primordial para a real transformação da vida de todas as pessoas. Na versão que será apresentada nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, as cenas clássicas do conto de fadas ganharão a companhia das Musas das artes. A Gata Borralheira  representará o amor pela dança, a música, as artes plásticas e a literatura e por isso será rejeitada pelas irmãs e a madrasta.

A bailarina Ângela Rossi fará o papel da Cinderela e estará acompanhada das bailarinas Mônica Barbosa e Elisa Rossi que farão os papeis das irmãs Anastasia e Drizella. Ângela conta que ser escolhida para interpretar a personagem principal no Festival é a realização de um sonho. “É uma honra, e uma oportunidade muito grande para mim. Um presente incrível do qual irei me lembrar por toda a vida”. A bailarina ainda disse que a expectativa para os três dias de apresentação, é de poder representar bem a personagem com técnica e emoção. “Espero que o público goste da história recontada tanto quanto nós, dançarinos e atores, estamos amando interpretá-la”.

A atriz e professora de Teatro do Núcleo, Mara Gonçalves estará no Festival por mais um ano, desta vez interpretando a cruel madrasta de Cinderela. O processo de preparação do Festival começou em agosto e exigiu além dos ensaios das coreografias, montagens teatrais de cenas interpretadas pelos bailarinos e pelos alunos de teatro do Núcleo para proporcionar ao público uma experiência completa.

Além das coreografias e do teatro o mundo de Cinderela ganhará vida por meio de cenários preparados por Jarbas Nogueira e José Vicente da Silva, pelos adereços de Eliana Salles, Walter Martins e Renata Brandão e pelos figurinos que foram, como nas outras edições, desenhados especialmente para o espetáculo por Maria José Coelho.

A caracterização dos personagens também é parte essencial do espetáculo e assim que os desenhos saem dos croquis tomam forma pelas mãos de costureiras habilidosas que aceitam o desafio de vestir meninas e meninos com fantasias que remetem a todos a um lugar mágico. Silvana Santos confeccionou figurinos para o Festival pelo segundo ano, e afirmou ser uma honra fazer parte de algo tão belo e grandioso. “Os detalhes dos figurinos são muitos e nos fazem aprender e crescer como profissionais. É uma satisfação ver o desenho ganhando forma, as crianças usando e todos os envolvidos satisfeitos com o trabalho feito com tanto amor”.

A direção artística do Festival que é compartilhada pelo experiente maitre cubano Reynaldo Muniz, com Lidiane Jacinto. Muniz revela ter sido uma grande e desafiadora experiência adaptar um ballet de repertório como Cinderela ao contexto da escola, que envolve muitas crianças.  O maitre conta que o espetáculo traz na música o encontro do clássico com o contemporâneo, de drama com alegria em um trabalho feito em equipe para agradar a todos. “Nossa ideal é poder ver o público satisfeito”.

Lidiane Jacinto que já vivenciou o tradicional evento como bailarina, professora, assistente, este ano assume este novo desafio da direção artística e ressalta que ver as ideias se concretizarem e se transformarem em um grande espetáculo é incrível. “Assistir ao resultado final, as crianças felizes, a empolgação dos pais e toda a equipe contente desfrutando do tema escolhido, é muito gratificante. No nosso espetáculo as coreografias , cores, os figurinos e o cenário levam ao clássico que encanta e convida crianças, jovens e adultos a viverem o sonho e a magia ”.

Patrícia Lima que em 1998 realizava o 18º Festival do Núcleo também com o tema “Cinderela” coloca que em 2019 o espetáculo ganhou outro tom, assim como o próprio Festival do Núcleo que mesmo depois de 39 anos segue se reinventando. "Nossos jovens estão inquietos com tantas opções que tem para vivenciar no mundo de hoje, cabe a nós educadores trazer e mostrar a eles, o valor da experiência da verdadeira arte. Esse é um de nossos propósitos".

O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério da Cidadania, Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg - CORI MG, Amantino Supermercados, Metalsider, Haskell numa promoção da Pró Reitoria de Extensão e Cultura DAC UFV , e apoio cultural do colégio Anglo, Jornal Folha da Mata e da Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - Centro Experimental de Artes - PMV .

 

SERVIÇO:

29 e 30 de novembro – 20h

1º de dezembro – 17h

Local: Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino na UFV

Ingressos podem ser adquiridos no Núcleo de Arte e Dança ou com os bailarinos do Festival.

Mais informações: (31) 3891 -2374

 

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites