• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Encontros Corpo - Conhecimento continuam essa semana com reunião extra

Mediados pelos bailarinos e professores: Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Camila Oliveira e Ronaldo Mansur com coordenação das diretoras Patrícia Lima (Núcleo de Arte e Dança) e Profa. Andrea Bergallo (NEPARC –UFV), os Encontros Corpo- Conhecimento acontecem de maneira remota. Diretores, supervisores, coordenadores, professores e estudantes têm gerando discussões e encaminhamentos relevantes para a arte e a educação de Viçosa e região.

Lidiane Jacinto bailarina do Êxtase Cia de dança declara que os encontros aproximam os pontos de vista dos participantes que desejam que os processos educativos sejam potencializados pela arte e pela dança. “Eles entendem a importância do corpo e do movimento no processo educativo, porém não utilizam desta ferramenta em suas aulas. Uma das dificuldades relatadas pelos professores é sobre como trabalhar a ludicidade com os alunos do ensino fundamental, e a partir dos diálogos construídos nesses encontros acredito tenhamos dado um passo além nessa questão”.

Lidiane ainda destaca que o cotidiano escolar e as individualidades devem ser levados em consideração nesse processo de inserção da arte pelos professores. “Hoje sabemos que o maior desafio está em, primeiramente, nos percebermos como seres corporais, além de reconhecer as diferentes realidades sociais dos nossos alunos, buscando humanizar o ensino pedagógico”.

Para Ronaldo Mansur, bailarino do Neparc, o foco educacional deve estar sempre pautado e os Encontros Corpo- Conhecimento tem sido uma importante oportunidade de contato que envolve artes corporais e aprendizagem. “Os depoimentos recebidos durantes os diálogos, vindos dos professores, coordenadores, supervisores e diretores tem sido cruciais para que não esqueçamos da realidade do ambiente escolar. E com êxito conseguimos mostrar para esses profissionais que estamos juntos por uma educação cada vez mais transformadora, levando em consideração o nosso eixo de estudos corpo-espaço-aprendizagem".

O isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 também está sendo discutido no encontro, já que as aulas presenciais estão suspensas desde março. Ronaldo aponta que nesse sentido o debate está em torno da relação dos alunos com o ambiente de aprendizagem. “Os acontecimentos atuais interferem diretamente na percepção de corpo no espaço, por exemplo, e consequentemente na sua relação do estudante com o professor. Todos esses aspectos acarretarão mudanças nas diversas formas de aprendizagem a longo prazo, e ainda não compreendemos a dimensão de suas consequências. Os diálogos têm sido ricos e norteadores, nos mostrando os grandes desafios que estão por vir”.

O evento Encontro Corpo – Conhecimento é uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg – CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider, Haskell e apoio cultural do Jornal Folha da Mata.

 

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites