A arte resiste e não pode parar! É com essa força que o Núcleo de Arte e Dança anuncia a realização da Mostra Diversidade em Dança, um evento totalmente online para espalhar ao mundo a beleza da nossa cultura e da dança. Um encontro muito especial entre companhias profissionais, grupos, escolas e solistas de regiões do país se apresentarão, irão conversar e trocar suas experiências sobre a vida e a arte neste momento de SUPERAÇÃO.
Para Patrícia Lima, Diretora Geral e artística, a Mostra Diversidade em Dança - SUPERAÇÃO será também “ uma oportunidade de levar a todos arte de qualidade, mesmo que virtualmente, na esperança de que dias melhores virão “ Destaca que além do trabalho incansável dos profissionais do Núcleo para motivar os alunos e bailarinos a não desistirem dos seus sonhos, a mostra traz um alento para muitos que da arte sobrevivem.
A mostra Diversidade em Dança que tradicionalmente ocorria a mais de vinte anos e com grande participação antes deste período de pandemia, trará com certeza mesmo de forma on-line, novas emoções que foi a tônica nos dias de gravações, jovens empolgados e felizes por estarem produzindo arte. Participaram presencialmente através de gravações realizadas em dias espaçados e seguindo todas as normas de segurança quase 300 bailarinos divididos em pequenos grupos,que juntamente com as companhias grupos profissionais e escolas de dança do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, se apresentarão com coreografias de diversas modalidades da dança. Os cenários da Mostra de dança são de Jarbas Nogueira e os figurinos de Maria José Lemos, antigos parceiros do Núcleo.
Para Lidiane Jacinto, Diretora Artística, o evento dá sentido à vida dos artistas: “Essa iniciativa é muito importante para nós, que somos artistas e trabalhamos com a arte e com a dança, pois precisamos de nos movimentar, precisamos estar atuando para nos sentirmos vivos! E essa mostra vem como uma forma de superação nesse momento tão delicado e nós insistimos em superar porque desde o início nós decidimos realizar os nossos sonhos, mediante a toda cautela e cuidado que o momento exige de todos nós”, declara.
Estarão presentes como convidados junto aos bailarinos do Núcleo de Arte e Dança os: Corpo de Dança do Amazonas (Manaus - Amazonas); Mário Nascimento (Manaus - Amazonas/ BH -Minas Gerais); Companhia de Dança do Pantanal ( Corumbá - Mato Grosso do Sul), Rosa Antuña, Cultura do Guetto, ATM Centro Cultural de Danças, Grupo Jovem Arte & Passo, Espaço Cultural Michelle Saliba, AMDançarte (Belo Horizonte - MG); Cia Jovem de Paraopeba (Paraopeba); Aplauso Escola de Dança (Caratinga - MG); Grupo Remiwl e Projeto Andanças (Juiz de Fora); Studium de Dança Korpus (Guarapari- ES); e de Viçosa se apresentarão os grupos Neparc (UFV); Êxtase Cia de Dança, Grupo Impacto de Danças; Voar e Os Atuais e Centro Experimental de Artes da Prefeitura Municipal de Viçosa.,
Janete Regina de Oliveira, é mãe da Nina, bailarina do Núcleo de Arte e Dança desde de 2011, e expressa a sua felicidade pela realização do evento no meio deste caos que estamos vivendo, além de ressaltar a importância da arte: “Esse é um momento que necessita muita superação pra gente. É superação do isolamento social, é superação desse contexto muito adverso dessa novidade que a gente tá vivendo, é completamente diferente de tudo que eu podia imaginar. A arte é tudo! É a arte que vem trazer esse alento pra gente nesse momento, pra trazer alegria, para trazer conforto nesse momento. Então é muito gratificante ter essa possibilidade de participar e eu fico pensando nas pessoas que não têm essa oportunidade, acredito que seja um privilégio pra gente aqui de Viçosa. É muito bonito isso! É muito empolgante, é maravilhoso!”
Thomas Medeiros, Secretário de Cultura, destaca a importância de eventos como esses para a sociedade de Viçosa: “Falar do espetáculo de 40 anos do Núcleo de Arte e Dança pra Viçosa é um privilégio, pois além de pensar nos seus objetivos, o Núcleo sempre prezou pelas suas ações sociais para a comunidade. E Viçosa, hoje, é um dos pólos de dança no estado de Minas justamente por toda essa força da gestora Patrícia Lima e pelas ações que a gente vem realizando, como a parceria do Núcleo com o Centro Experimental de Artes dentre tantas outras iniciativas . E isso transforma a sociedade, isso transforma caminhos, dá perspectivas para muita gente e também dá o fazer cultural para todas essas crianças e jovens, principalmente no caso em específico da rede pública de ensino que tem outra vivência através da arte, isso é de grande importância para a sociedade.” Diz.
A estreia da Mostra Diversidade em Dança - SUPERAÇÃO será transmitida no dia 11 de junho a partir das 19 hs com uma roda de conversa entre os diretores das companhias, grupos e escolas de dança participantes através da plataforma digital YouTube. Nos dias 12 e 13 de junho, no mesmo canal Núcleo de Arte e Dança serão apresentados os trabalhos no sábado às 19h, e no domingo será às 18h. A programação completa será divulgada nas redes sociais.
A Mostra Diversidade em Dança- SuperAção conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura - PMV , numa realização do Núcleo Arte e Dança apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT , no edital n°16/2020 "Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais " com recursos repassados (Lei Aldir Blanc) Lei Federal nº 14.017, do Decreto Federal nº. 10.464 e do Decreto Estadual nº. 48.059 /Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
Autoria: Assessoria de Imprensa