• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

De volta a Alhures estreia neste fim de semana

Fadas, elfos, duendes, aranhas, morcegos e outros seres místicos e da natureza estarão no palco do Espaço Fernando Sabino nos dias 04 e 05 de dezembro no Festival “De volta a Alhures”. O espetáculo marca a comemoração dos 40 anos do Núcleo de Arte e Dança e o público poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo no Youtube, às 19h.

 

O mundo místico de “Alhures” foi um espetáculo apresentado em 1987, na 7ª edição do Festival do Núcleo e volta aos palcos em 2021 no momento em que o mundo passa por um momento de necessária atenção à natureza, ao meio ambiente e, principalmente, à maneira com que os seres humanos lidam com os outros seres vivos e com a grandiosidade do universo.

 

Patrícia Lima  ressalta que “De volta a Alhures” traz a essência de um espetáculo que fez história na trajetória do Núcleo, e a momentos muitos felizes da escola, dos bailarinos, dos alunos e do público viçosense. “O espetáculo agora é colocado em cena de uma forma atual com linguagens próprias deste tempo, a mesma magia e uma mensagem que nos alerta sobre nossas escolhas”.

 

Cerca de 120 bailarinos darão vida ao enredo criado por Patrícia Lima, que remete a batalha inevitável do bem contra o mal que faz parte das relações humanas. Participam do espetáculo alunos do Núcleo de Arte e Dança, bailarinos do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Os Atuais, Centro Experimental de Artes da PMV, dos projetos socioculturais: Voar -Instituto ASAS- e Passos para um Futuro, além de bailarinos convidados.

 

O bailarino Pablo Garcia fará sua estreia no Festival. Ele já se apresentou como convidado  em outras ocasiões na Mostra Diversidade em Dança em 2016 e 2019, e conta que a experiência de trabalhar junto ao Núcleo de Arte e Dança é engrandecedora para a sua evolução profissional e pessoal. “É um prazer participar de mais uma super produção do Núcleo. Por aqui é tudo sempre muito bem feito pela Patrícia e toda a equipe. Quando vim a Viçosa pela  primeira vez eu tinha 15 anos. Trabalhei um tempo com o Muniz e me agregou muito e atualmente estou trabalhando com a Lidiane que é uma excelente profissional. Voltar agora como bailarino profissional da Cia de Dança Palácio das Artes é gratificante e faremos um belo Festival”.

 

O secretário de Cultura de Viçosa, Thomas Medeiros destacou que este será um fim de semana de celebração para a cultura da cidade, já que o Núcleo de Arte e Dança é  exemplo de uma empresa que tem responsabilidade social e cultural com o município. “Há 40 anos fomenta o desenvolvimento da dança para todas as classes sociais.Pela sua forte e presente atuação, Viçosa hoje é reconhecida como um polo da dança no Estado, e é um privilégio termos em nosso município uma escola desse nível e uma gestora com visão empresarial e social como a Patrícia Lima”.

 

O secretário também lembrou a parceria do Núcleo com a prefeitura nas aulas do Centro Experimental de Artes e outros projetos como o Passos para um Futuro coordenados pelo Núcleo. Ele disse que o espetáculo será a oportunidade de crianças e jovens mostrarem seus talentos em uma estrutura profissional. “Todos terão uma experiência artística plena com cenário, iluminação, figurino e trilha sonora. Isso faz com que nossos alunos sejam incentivados a se empenhar nas aulas e vislumbrar possibilidades artísticas na sua vida, além de vivenciar momentos de lazer e imersão cultural durante os ensaios e apresentações do Festival”, comentou Thomas.

 

Os personagens do espetáculo ganharam vida com coreografias feitas pelos professores: Kátia Vitalino, Mônica Barbosa, Luis Filipe Claudino Gomes,Yan Castro, e Lidiane Jacinto que também assina a direção geral e artística junto a Patrícia Lima. A magia se completa com o cenário de Jarbas Nogueira.

 

Os figurinos criados por Maria José Lemos em 1987 foram inspiração para Marco Antônio Botelho atuar este ano. “O processo de criação foi um resgate da proposta e de minhas memórias porque na minha infância eu acreditava em seres mágicos das matas e dos rios. Só precisei abrir meus arquivos e deixar fluir”, contou Marco Antônio

.

O figurinista também enfatizou a preocupação do reaproveitamento de materiais na montagem das peças e na utilização dos recursos que o grande e rico acervo do Núcleo disponibiliza. “Busquei tudo que poderia ser reaproveitado e ressignificado. Estamos vivendo uma nova era da sustentabilidade, esse é meu propósito e ele está no Festival também”.

 

Marco Antônio está de volta ao Festival depois de quase 20 anos, período em que viveu em São Paulo fazendo alta costura.  Ele declarou seu orgulho por fazer parte desta comemoração e dessa história. “Manter um projeto por 40 anos com projeção nacional e internacional com grande sucesso é incrível! Trabalhar com a Patrícia Lima é um prazer. Só me envaidece ser mais uma célula deste corpo chamado Núcleo de Arte e Dança”.

 

O 40º Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com o patrocínio master da CBMM e patrocínio de  CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider, Casa da Lavoura e Haskell numa promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura DAC UFV , e apoio cultural Jornal Folha da Mata, 95 FM e da Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.

Autoria: Lilian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites