• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Arte e dança em Coimbra nesta segunda e terça

Nesta segunda-feira (9) o público de Coimbra assistirá o novo trabalho do Grupo Impacto: Yoté Como-Unidade, às 19h30 os bailarinos convidarão a todos para uma interação divertida e empolgante. A Corporação Musical Lira Coimbrense abrirá o evento. Na terça (10), a Êxtase Cia de Dança levará à cidade o espetáculo LEVANTE, no mesmo local e horário. Abertura com Rap Aiko.  Ao final,dos dois dias de apresentações, os artistas convidarão o público para uma roda de conversa sobre arte e cultura.

 

YOTÉ

Direcionado ao público infanto-juvenil, o espetáculo também cativa o público adulto, e convida a todos a interagirem com o tema. A obra ainda propõe reflexões sobre a vida, as comunidades e os jogos, temas que se encontram em cena. A força dos bailarinos do grupo ganha referências das décadas de 70 e 80 no ritmo, estilo de dança e na estética dos figurinos. 

Com concepção de Alex Ramos (Leko) e Luís Filipe Claudino Gomes (Fil) e coreografia de todo o elenco, o Impacto buscou inovar em um trabalho que chama atenção pelas cores e pelas brincadeiras, sem deixar de lado as críticas sociais que são uma característica marcante de todos os trabalhos do grupo. 

Para Lidiane Jacinto, que divide a direção geral e artística com Patrícia Lima, este novo trabalho do Grupo Impacto aflora diversos sentimentos como alegria, companheirismo, garra e muita vontade de vencer.

Patrícia Lima ressalta a alegria de estar retomando as atividades presenciais com um espetáculo em que o Impacto vem “trazendo mais leveza para o palco e produzindo novas sensações, o que neste momento de retorno às atividades artísticas se torna imprescindível para quem resiste com arte e cultura, às intempéries vividas”.

O nome da obra é inspirado em um jogo de tabuleiro jogado no continente africano. Esse é um jogo de estratégias. Para vencer é preciso exercitar o raciocínio rápido, a criatividade e a observação. Cada jogada pode mudar repentinamente o rumo da partida. 

Alex e Luís Filipe apontam que as memórias os inspiraram na criação do enredo e que cada integrante do grupo pode compartilhar vivências que dão sentido ao que eles entendem como unidade. "Esperamos que o público se identifique com os jogos. Que os mais velhos relembrem sua infância e os mais novos aproveitem para se conectar a esses momentos únicos da vida". 

LEVANTE

Pelo o que você luta? Qual é a sua bandeira? Em seu novo espetáculo a Êxtase Cia de Dança provoca o público a refletir sobre essas e outras questões. LEVANTE é definido pelo coreógrafo Alan Keller como um ‘manifesto em arte’. “LEVANTE” inspira-se nas lutas coletivas, nos anseios individuais e na importância de saber e defender o que cada um acredita.

“Fizemos um trabalho muito bonito, com uma construção importante para todos os envolvidos. Queremos provocar reflexões intensas, mas de forma prazerosa e emocionante. Acredito que as obras têm que falar sobre a vida e o Êxtase me inspirou ainda mais a falar sobre o que é preciso”, afirmou Alan.  

A diretora geral e artística Patrícia Lima destacou que o reencontro do Êxtase com o público será marcado por um trabalho que dialoga com o seu tempo. Tempo de conflitos, guerras, lutos, lutas, resistência, vida e relações que se ressignificaram com a pandemia.

Além da dança, LEVANTE conta com dramaturgia para auxiliar na construção do enredo. A atuação dos bailarinos foi estimulada pela presença da assistente coreográfica Erika Rosendo durante a preparação. "LEVANTE é sobre nós", afirmou. Para Cleison Lana, que divide com Patricia Lima a direção artística do trabalho, a teatralidade foi um desafio aceito pelo elenco que tornou-se um ganho para a identidade do espetáculo e da cia, de maneira geral. 

O trabalho tem trilha sonora original criada por Gabriel Canedo, produtor musical do Grupo Giramundo. Os figurinos de Marco Antônio Botelho também são exclusivos para a obra, e trazem uma característica importante para a mensagem do espetáculo, as roupas não tem gênero e são marcadas pela fluidez dos corpos com cores que ajudam a dar o tom do espetáculo. “Minha principal inspiração foi a liberdade”, comentou.

Os espetáculos do Grupo Impacto de Dança e Êxtase Cia de Dança são parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, apoio cultural da Folha da Mata promoção Prefeitura de Coimbra - Secretaria Municipal de Cultura, realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais,  Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas Gerais-Governo Diferente Estado Eficiente.

 

Autoria: Lílian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites