• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Nova edição do Encontro Corpo Conhecimento em Viçosa começa dia 14

O Núcleo de Arte e Dança em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais – NEPARC – UFV, Êxtase Cia de Dança e Grupo Impacto realizará a segunda edição do Encontro Corpo Conhecimento em Viçosa. Dividido em módulos, Corpo Conhecimento e Corpo Criatividade, o evento tem como público-alvo membros da comunidade escolar.

Este ano, os encontros serão presenciais nos meses de maio e junho sendo o primeiro encontro no dia 14 de maio (sábado) a partir das 9h.  A primeira edição do evento aconteceu em 2020, em encontros virtuais e foi aprovada pelos profissionais da educação que participaram. Este ano os encontros serão mediados pelos bailarinos e professores: Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Camila Oliveira e Ronaldo Mansur, coordenados pelas diretoras Patrícia Lima (Núcleo de Arte e Dança) e Profa. Andréa Bergallo (NEPARC –UFV). 

O evento pretende provocar reflexões sobre o  corpo como instrumento do conhecimento por meio de diálogos, fruição e criação com diretoras, supervisores, coordenadoras, professores e estudantes.  O objetivo é incentivá-los a ampliar as possibilidades de apreciação, auxílio no aprendizado  escolar e do uso de linguagens artísticas no ambiente escolar.

Os diálogos propostos serão realizados em três  encontros sendo este módulo denominado  Corpo Criatividade. Todos  partem da premissa de que nosso corpo é a principal ferramenta para as descobertas sobre si e sobre o mundo e fonte de criatividade para as vivências, com especial atenção para a rotina do cotidiano . Essa relação se dá desde o nascimento, se aprimorando à medida que infinitas oportunidades, no dia a dia, nos permitem experimentar múltiplas possibilidades de interação com tudo ao nosso redor, especialmente com nossos pares. “Nosso corpo traduz muitas linguagens e é determinante para nossa identidade, e o Encontro Corpo e Conhecimento vem de encontro a todas essas constatações”, explicam as coordenadoras. 

A Secretaria Municipal de Educação da PMV parceira do projeto está responsável pelas inscrições que são gratuitas e limitadas e o  encontro será direcionado a todos os profissionais da educação, especialmente os da rede pública municipal e estadual. O Encontro faz parte do Projeto Núcleo 40 anos  que atende também a quase 300 alunos nas escolas de Viçosa, por meio do Projeto Passos para um Futuro, que oferece atividades artísticas ligadas à dança.

Para Patrícia Lima o Encontro Corpo Conhecimento está alinhado com os propósitos de arte-educação defendidos e executados pelo Núcleo de Arte e Dança ao longo de seus mais de 40 anos de história, sendo desenvolvidas por meio de apresentações, pesquisas e projetos. “A expectativa é de trocas muito ricas, e esperamos surpreender esses grandes profissionais da educação. Queremos motivá-los para a sua tarefa que é de paixão, assim como a nossa”.

A professora e pesquisadora da UFV Andréa Bergallo comemora a presença do NEPARC no Encontro e a parceria com o Núcleo de Arte e Dança. Ela acredita que o evento será “uma oportunidade de estreitar laços e alcançar cada vez mais o que a arte pode trazer de transformação e auxílio na produção de conhecimento para a comunidade”. 

Andrea explica que o Neparc surgiu na universidade, se atenta às práticas pedagógicas e desenvolve ações em escolas, mas pretende se aproximar mais do ambiente por entender que “a realidade do funcionamento e das condições do ensino público são instâncias emergentes no sentido do desenvolvimento social brasileiro”.

O evento Encontro Corpo – Conhecimento módulo dois -  Corpo Criatividade acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com o patrocínio master da CBMM e patrocínio de CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider e Haskell numa promoção da Prefeitura de Viçosa – Secretaria de Educação, e parceria do NEPARC  - UFV. 

 

 

Autoria: Lílian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites