• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Seminário Corpo & Criatividade reúne centenas de profissionais da educação

Mais de 300 profissionais de educação participaram do primeiro módulo do Encontro Corpo Criatividade promovido pelo Núcleo de Arte e Dança em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais – NEPARC – UFV, Êxtase Cia de Dança e Grupo Impacto, numa promoção do DAC - PEC - UFV.

O seminário que aconteceu no Espaço Fernando Sabino, na UFV, levou propostas interativas aos profissionais da educação, em especial professores da rede pública de Viçosa e  de projetos sociais. A percepção dos corpos, sons e movimento e a tecnologia foram os principais pontos abordados no encontro mediado por Camila Oliveira, Lidiane Jacinto, Ronaldo Mansur e Cleison Lana com direção de Patrícia Lima e Andréa Bergallo. 

A abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes da educação no município. O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso enfatizou o compromisso do município com a educação e a cultura. “Essa união é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças e do futuro da nossa cidade”.

A Secretária de Educação, Marli Aparecida Franco agradeceu a presença dos profissionais da educação e lembrou que o momento de retorno às atividades presenciais tem sido desafiador, e a inovação e a criatividade devem ser buscadas por todos. “A arte e a cultura são grandes aliadas da educação, e esse projeto chegou em um momento muito oportuno. Entendemos que os profissionais podem aproveitar muito das lições e provocações que a cultura e a arte têm nos ofertado e levar esse conhecimento para a nossa comunidade escolar”.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV, Odemir Baêta, o evento é enriquecedor por aproximar a universidade da cidade e permitir a troca de informações entre educadores, pesquisadores e artistas. “É nosso papel estar junto à cidade, pensando nas experiências que farão a diferença na sociedade. Fico feliz em ver esse grande público e o movimento que a professora Andréa Bergallo e Patrícia Lima estão promovendo com excelência na cidade. Esse evento nos inspira a buscar cada vez mais essas parcerias tão valiosas”.

Danilo de Castro, apoiador das ações do Núcleo de Arte e Dança, ressaltou que este é mais um evento que engrandece Viçosa, especialmente pela preocupação com a formação cidadã e com qualidade de vida da população. “É uma honra acompanhar o trabalho que Patrícia Lima tem feito por meio da cultura em Viçosa, e essa união com a educação trará mais resultados fantásticos”.

Entre os participantes houve diferentes percepções sobre as atividades propostas e sobre os temas abordados, como o uso de celular e das redes sociais no ambiente escolar. Palavras como desafiador, inovação, alegria e descontração foram usadas para descrever alguns momentos do encontro.

Elenice Saraiva, vice-diretora do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes ficou satisfeita com o Encontro e destacou que o trabalho “veio para despertar as emoções tão atribuladas pela pandemia. É uma oportunidade para a gente extravasar sentimentos por meio do nosso corpo e compreender que o corpo fala e não mente. O Seminário trouxe visões novas para percebermos os educandos como pessoas diferentes que são, e pensar em  como podemos alcançá-los da melhor maneira possível”.

Os módulos 2 e 3 do Encontro Corpo & Criatividade acontecerão nos dias 21 de maio e 4 de junho na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e as inscrições são limitadas.

O Encontro acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com o patrocínio Master da CBMM e patrocínio CORI-MG, Amantino Supermercado, Metalsider, Casa da Lavoura e Haskell, numa promoção da Pró-reitora de Extensão e Cultura - DAC - UFV, e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa - PMV e parceria com o  NEPARC-UFV.

 

 

Autoria: Lílian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites