Conscientização ambiental, educação, arte e dança! O Seminário Arte e Meio Ambiente promovido pelo Núcleo de Arte e Dança - projeto Passos para um Futuro no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, levou tudo isso para 210 crianças de Viçosa, no dia 10 de outubro.
A vice-diretora da instituição, Poliane Lacerda destacou que o projeto é parceiro de longa data da escola oferecendo aulas de dança e a proposta do seminário agradou a estudantes e professores.
Sucesso confirmado
Nicolly Santos foi uma das centenas de crianças participantes da manhã de aprendizado e diversão. “Aprendemos sobre cuidar da natureza, sobre o bioma Mata Atlântica e sobre não jogar lixo na rua. Foi muito divertido!
O pequeno Hitalo Lopes disse que aprendeu dançando “o que fazer para cuidar do meio ambiente”.
Para o professor de ciências que conduziu a palestra de abertura, Lucas Abreu, o Seminário “foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o território em que eles vivem”.
A coordenadora do projeto Passos para um Futuro Kátia Vitalino salientou também que com arte o aprendizado fica mais fácil. “Mostramos que a gente não se separa da natureza, e quisemos trazer para as crianças a responsabilidade que elas também têm de cuidar do nosso espaço”.
Ação inédita
O Seminário Arte e Meio Ambiente se dividiu em uma etapa teórica com a apresentação dos temas - bioma Mata Atlântica, desmatamento e queimadas, consumo consciente e cuidado com o lixo - de maneira lúdica, pelo professor de ciências; e uma parte prática em que os professores de dança conduziram momentos com brincadeiras, movimentações e improvisos para fortalecer os temas apresentados.
“Estamos celebrando essa nova oportunidade, sempre com a dança como mola propulsora dessa da educação e da cultura. As crianças estavam muito interessadas em participar. Acho que aproveitaram muito”, destacou a diretora geral do projeto, Patrícia Lima.
“Houve uma interação muito grande entre as atividades sensacionais e isso foi sentido no resultado final, quando os alunos apresentaram os trabalhos que eles fizeram. A experiência foi valiosa principalmente pela mensagem de conectar a nossa vida ao meio ambiente, e se tiver arte e cultura melhor ainda”, finalizou.
O projeto Passos para um Futuro acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Numa realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura - Governo Federal União e Reconstrução.
Autoria: Lílian Moura