• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Chega ao Fim Turnê do Grupo Êxtase pelo Cena Minas.

O Grupo Êxtase de Dança encerrou na última terça, dia 10, a sua turnê com o espetáculo For Sale por escolas da região pelo Prêmio Cena Minas, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Este espetáculo, que tem a coreografia de Fernando Martins, discute o consumismo na sociedade atual e suas conseqüências.

A Turnê do Grupo pelo Cena Minas obteve um resultado satisfatório. For Sale circulou por 7 escolas das cidades de Viçosa, Ubá, Visconde do Rio Branco, Ponte Nova e Cataguases atingindo um público de mais de 6 mil estudantes.

Por onde passou, For Sale despertou a curiosidade e o debate em torno do tema do consumo. O Grupo Êxtase trabalhou em parceria com os professores das escolas visitadas, para que estes introduzissem o assunto com os alunos e posteriormente abrissem a discussão em sala de aula.  Para a vice-diretora da Escola Estadual Raul Soares, Marieta Barbosa, da cidade de Ubá, o consumismo está presente em toda parte e por isso deve ser trabalhado com os alunos, como afirma: “Nós percebemos que os nossos alunos consomem muito mais do que precisam, isso porque a sociedade nos obriga a comprar cada vez mais.”  Esta também é a opinião do diretor desta mesma escola, Salomão Junior Khouri , pois segundo ele “o consumismo, além de ser um tema recorrente, desperta a nossa atenção para outras questões relacionadas, como a crise ambiental, por exemplo.” Para a diretora da Escola Estadual Professor Quaresma, Célia Aparecida Oliveira, é de extrema importância trazer esse tema para as escolas, principalmente com um espetáculo de dança, pois além de despertar o interesse dos alunos, ainda oferece oportunidade de acesso à cultura.”

Os alunos também se mostraram muito interessados na apresentação. A estudante Rafaela Almeida(17), de Ubá, disse que percebe o consumismo na vida dos jovens e que achou a dança um meio diferente de retratar essa situação. Já Heleonor Monteiro Vieira (16) de Cataguases, que também diz ter gostado muito de For Sale, conseguiu perceber que “a tecnologia tem influenciado as pessoas e fazendo com que elas comprem cada vez mais”. Já o aluno Mateus de Castro Brandão (16) que assistiu a apresentação na Escola Santa Rita de Cássia, em Viçosa, disse ser fundamental o debate sobre esse assunto e que dança mostra muito bem as conseqüências do consumo exagerado e acredita que isso pode trazer consequências muito sérias para os seres humanos, como a loucura por exemplo.

A circulação de For Sale pelas escolas aconteceu por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com o patrocínio da Copasa, numa correalização do Instituto Cultural Sérgio Magnani e realização do Cena Minas - Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais (6ª edição), Governo de Minas, Secretaria de Estado de Cultura e promoção do Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança.

 

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites