Os participantes do Projeto do Grupo Impacto tiveram a oportunidade de se capacitar com o arteducador, coreógrafo e bailarino Alexandre Snoop, em Viçosa. As atividades começaram a ser oferecidas no último dia 28, no Núcleo de Arte e Dança, e abrangeram adolescentes e jovens bailarinos, monitores e alunos do projeto Grupo Impacto de Cajuri, Coimbra, Ubá, Ponte Nova, Teixeiras, São Miguel do Anta e Viçosa.
Snoop ministra workshops por todo o Brasil e no eixo Mercosul é coordenador de programas de arteducação em Ribeirão Preto, onde desenvolve projetos de inclusão a partir da dança desde 1998. É diretor, coreógrafo e bailarino da Cia Dança de Rua do Brasil e com ela participou de diversos festivais de dança em caráter competitivo, onde obteve 25 primeiros lugares consecutivos.
De acordo com Snoop a capacitação realizada com os monitores do Grupo Impacto foi voltada para a arteducação. “O Projeto do Grupo Impacto está crescendo cada vez mais, então o objetivo é que eles estejam capacitados não apenas para dar aulas de Dança de Rua, mas ainda formar cidadãos através da arte. Trabalho com a arteducação há muitos anos e hoje vemos vários casos preocupantes acontecerem com crianças e adolescentes, como bullying, pedofilia, violência familiar, e o projeto do Grupo Impacto tem integrantes dessa faixa etária como público-alvo, então precisa ser uma espécie de refúgio para eles também, buscando trabalhar de forma dinâmica com a dança”, afirmou.
A capacitação do grupo aconteceu até o dia 4 deste mês a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá/Secretaria de Cultura, com realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto Asas e patrocínio da Haskell, Itatiaia Móveis, Amantino, Microvet e Metalsider.
Autoria: Núcleo Academia