O Grupo Impacto de Dança conquistou a medalha de Ouro pelo primeiro lugar na categoria avançada e o Prêmio de melhor grupo no Festival Internacional de Hip Hop- FIH2 que aconteceu no último final de semana na cidade de Curitiba. Em sua terceira participação no evento, o Grupo de Viçosa levou a um público de 2500 pessoas reunidos no Teatro Positivo, a coreografia In Sanidade, de autoria de Alexandre Snoop e de bailarinos do Grupo Impacto. Entre os jurados os internacionais: Babson da França, Cat Cogliandro e Ed Morales dos Estados Unidos, além de Marina Ahumada da Argentina e Alisson Jordan e Mario Nascimento do Brasil. A apresentação e coreografia alcançou a média 97,3,o que lhes garantiu a vitória também dentre 105 grupos competidores de todo Brasil e América Latina como o melhor grupo por alcançar a maior nota entre todas as categorias.
O FIh2 é considerado o 3o maior evento dedicado as Danças Urbanas no mundo e o maior da America latina e neste ano teve como tema central o artista Michael Jackson reunindo as mais diversas categorias do Hip Hop e 3000 bailarinos participantes. Além das competições, os bailarinos também participaram de rodas de conversas, batalhas , rodas de b-boy, além de workshops com os coreógrafos e jurados.
O Projeto Voar- Instituto ASAS também fez boa participação na final categoria junior no evento. Os jovens bailarinos, que se apresentaram pela terceira vez representaram Minas Gerais com a coreografia Burn it Up, do bailarino do Impacto e professor Wellington Júlio alcançaram a 9a posição dentre os Grupos na categoria junior.
Para Patrícia Lima que divide a direção do Impacto com Lidiane Jacinto "a alegria é enorme de ver o trabalho reconhecido, e numa grande proporção. Os olhos da América latina por alguns importantes momentos estiveram voltados para Viçosa e sua dança e isso vai ficar na memória de quem estava lá, tudo nos gratifica e dignifica, a garra, a força de vontade, a criatividade e outras qualidades mais destes bailarinos do grupo Impacto e de toda equipe que é muito envolvida a nossa Família Impacto . Estamos muito felizes por trazermos para nossa casa esses prêmios, que são da nossa cidade e que servem de exemplo que investir em cultura, é investir em melhores cidadãos,é investir na melhoria de vida de muitos jovens que sonham e merecem também serem vitoriosos. Para que tudo isso acontecesse foram muitas mãos dadas, muitos apoios recebidos e a estes apoios, dedicamos estes prêmios, Fizemos nosso melhor e conseguimos." afirmou.
A participação no evento aconteceu através do apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretaria de Cultura a UFV através da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e FACEV numa parceria entre o Instituto ASAS, Núcleo de Arte e Dança .
Autoria: Assessoria de Imprensa