• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Grupo Êxtase de Dança estreia "E SE?"

          Grupo Êxtase de Dança estreia “E se?” na próxima semana

“E se?” retrata o momento único que separa a dúvida da decisão.

E se? você pudesse voltar no tempo? E se? você tivesse tomado outra decisão?  E se? tudo acontecer de uma maneira imprevista?

Baseando-se nas relações humanas e nas questões que delas surgem, o Grupo Êxtase de Dança traz ao público o seu novo trabalho: “E se?”. Para criação deste espetáculo, o Êxtase partiu da premissa que somos imperfeitos e nos deparamos diariamente com momentos de dúvidas que nos levam a tomar decisões. Dúvida existente antes e depois da escolha, pois qualquer das opções traz o receio, logo traz também o questionamento sobre ‘“E se?” eu tivesse escolhido a outra opção’.

O Grupo se apresentará no próximo dia 10, às 18h30, em frente ao Centro de Vivência, na Universidade Federal de Viçosa e no dia 11, às 10h da manhã, fará uma apresentação especial para escolas na Praça Silviano Brandão. No mesmo dia, às 20h o Êxtase espera o público na Estação Hervê Cordovil.

“E se?” é um desafio para o Êxtase, pois os bailarinos são também intérpretes- criadores e atuaram efetivamente em todas as etapas do processo, desde a coreografia e o figurino até questões práticas de produção, como compra de materiais, seleção dos espaços das apresentações, entre outros.

 A relação interpessoal está presente na coreografia de várias maneiras e é ligada às experiências pessoais dos próprios bailarinos, que desenvolveram movimentações a partir das questões sugeridas pelo tema e suas vivências. Esta analogia também está nos figurinos, que foram detalhadamente criados e desenhados pelos próprios bailarinos.

Durante o processo de montagem, o Grupo participou de diversos laboratórios em que os integrantes puderam aprimorar seu potencial criativo. Fernando Martins, que assinou os dois últimos trabalhos do Grupo Êxtase, “Entre Acasos” ao lado de Mário Nascimento e Paulo Chamone, em “For Sale” solidificou sua relação com o grupo, e neste novo trabalho atua como diretor coreográfico.

Fernando conta que os bailarinos tinham muitas dúvidas na construção do espetáculo, tanto em termos de dramaturgia, quanto no processo de criação de movimentos relacionados ao tema.  Para ele “o desafio maior foi fazê-los enxergar a complexidade da criação de um espetáculo de dança contemporânea por completo”. Com relação ao tema escolhido, Fernando destaca: “este tema é muito importante, pois questiona formas e conceitos pré definidos. É uma discussão sobre a  sociedade vivendo em um modo  cartografado e mecanizado ”.

Para a criação dos figurinos, o Êxtase recebeu a figurinista Carolina Sudati, que desenvolveu laboratórios com diversos exercícios para estimular a percepção dos intérpretes-criadores. O figurino de “E se?” promove uma ambientação que remete a um universo e caracterização próprios. Para isso, optou-se por usar texturas e prolongamentos que transformam os corpos em cena em seres fantasiosos, desproporcionais e fora do comum. 

Para Carolina Sudati, o resultado correspondeu as suas expectativas. Ela conta: “os nossos encontros foram produtivos porque eles abraçaram muito a forma de criar. Eu percebo que vai acontecendo uma postura de maturidade do grupo. Eles se saíram bem, criaram coisas interessantes porque eles realmente colocaram ali muitas ideias, se entregaram e desenvolveram uma potência criativa”.   

 A trilha sonora é resultado de pesquisa musical feita pelo Grupo Êxtase e Fernando Martins, que também fez a produção musical a partir das músicas de Ramiro Musotto, Loihditttu, Etwas  e Urban Abstract.

Atualmente o Grupo Êxtase é formado pelos bailarinos Lidiane Jacinto, que estreia como diretora artística, Cleison Lana, Wellington Júlio, Rafael Tiko, Paloma Atanes, os estreantes João Paulo Petronílio, Rayane Oliveira, Beatriz Lima e Jussara Braga, que retorna ao Grupo após uma temporada fora.

O Grupo Êxtase de Dança conta com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo de Minas Gerais e o patrocínio da Metalsider e Dimfer numa realização de do Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança e promoção da PEC – UFV – FACEV e PMV através da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Ficha Técnica

Direção Geral:Patrícia Lima

Direção Artística: Lidiane Jacinto

Direção Coreográfica: Fernando Martins

Coreografia: Grupo Êxtase de Dança

Laboratório de Figurinos: Carolina Sudati

Pesquisa de figurino: Grupo Êxtase de Dança

Bailarinos: Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Wellington Júlio, Rafael Tiko, Paloma Atanes, Jussara Braga, João Paulo Petronílio, Rayane Oliveira e Beatriz Lima.

Pesquisa musical: Grupo Êxtase de Dança e Fernando Martins

Produção musical (trilha sonora): Fernando Martins

Musicas: Ramiro Musotto – Solo de Berimbau; Loihditttu (Sähkö recordings); Etwas – Strahl; Urban Abstract – Musuta for TV Nelonen 4

Assistente de Produção: Renata Brandão e Tiago Cândido

Assessoria de Imprensa: Lílian Moura

Assessoria de Comunicação e Marketing: Rita Márcia Costa

Técnico de Sonorização e Iluminação: Arlindo Batista

Fotografia: Reyner Araújo

Assessoria Financeira: Fabrício Silva e Tatiane Fraiz

Assessoria Projeto Lei Estadual de Incentivos: Ana Cristina Mol

 Secretários: José Carlos Júnior, Marília Aparecida Vieira Machado e Giseli Pinheiro da Silva

Maquinista e contra-regras: Antônio Carlos dos Santos, Marco Antônio Elias, Paulo Roberto Balbino e Maria Imaculada Fonseca

 Realização: Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites