• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Projetos Sociais

Projeto Voar

O projeto Voar é uma iniciativa do Instituto ASAS que busca encurtar, por meio da concentração de esforços, o tempo em que muitos alunos passam a ter aproveitamento da sua aptidão e real oportunidade para formação e profissionalização além de oferecer aos seus integrantes oportunidades de vivenciar o mundo das  artes por meio da participação em importantes produções culturais.

Sua primeira edição foi realizada em 2010 a partir do apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. As atividades do projeto giram em torno das oficinas de dança, ministradas por profissionais do Núcleo de Arte e Dança em parceria com o Instituto Asas, das quais participaram crianças entre 08 e 12 anos de idade que são selecionadas entre os alunos de escolas públicas da comunidade viçosense

Com o suporte técnico e a metodologia do Núcleo de Arte e Dança, o projeto Voar, oferece anualmente mais de 40 bolsas de estudos nas áreas de ballet, danças urbanas e dança contemporânea, que possibilitam a iniciação, a formação e o aprimoramento técnico de seus participantes a fim de dar início à sua formação artística integral como bailarino.

Com apenas 3 anos de existência, o Projeto Voar já conseguiu importantes conquistas. Seus alunos atingiram a 1ª colocação no 4º Festival de Danças do Piranga, na categoria infanto-juvenil de Dança de Rua, e ainda receberam a premiação de melhor coreografia de todo o festival. Além disso, foram aprovados na seletiva estadual para participar do 12º Festival Internacional de Hip-Hop e obtiveram muitos elogios no evento que aconteceu neste ano em Curitiba.

Centro Experimental de Artes

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, desde 1993, o Núcleo de Arte e Dança oferece aproximadamente 200 vagas anuais para o Centro Experimental de Artes, formado por alunos de comunidades desfavorecidas em Viçosa, além de trabalho junto a ONG Humanizarte que atende à periferia da cidade com mais 250 crianças e adolescentes.

Essa parceria no oferecimento de projetos sociais artísticos-culturais se justifica pelo histórico de profissionalismo e excelência do Núcleo, que foi responsável pela implantação, há mais de 30 anos, da cultura da arte e da dança na Região da Zona da Mata de Minas Gerais. A partir disso, os alunos dos projetos usufruem da infraestrutura e da equipe técnica e artística do Núcleo, com a oportunidade de ter o melhor e mais qualificado ensino da dança da região, tendo a oportunidade de se apresentar em festivais e mostras de Dança.

Projeto Portas Abertas

O projeto Portas Abertas atende a 200 alunos, entre 7 e 18 anos, com oficinas semanais, oferecidas de forma gratuita em parceria e na sede da APOV, no bairro Nova Viçosa, com professores do Núcleo de Arte e Dança.

São oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Ballet e Contemporâneo para 120 alunos e também oficinas percussão, ritmos e musicalização para outros 80 alunos. A iniciativa visa motivar os participantes, permitir o contato e a formação deles na arte, além de trabalhar a coordenação motora e práticas de conjunto.

O Portas Abertas iniciou em 2005 em Nova Viçosa, através do investimento da Microvet e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura do Governo Federal.

Programa TIM ArtEducação

Desenvolvido no Centro Experimental de Viçosa, o Programa TIM ArtEducação foi criado pelo produtor cultural Marcelo Soares de Andrade. Seu objetivo era oferecer aos alunos da rede pública de ensino oficinas artístico-pedagógicas nas linguagens de teatro, dança artes plásticas, literatura, música e folclore. Desde 2001, o Programa foi adotado pela TIM que, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, possibilitou sua ampliação para diversas cidades do interior de Minas.

Atualmente, na cidade de Viçosa, em parceria com Núcleo de Arte e Dança, o Programa atende a mais de 230 crianças e adolescentes de cinco escolas públicas municipais com oficinas de Dança oferecidas por bailarinos do Núcleo. A partir das oficinas, são realizadas mostras artísticas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e arteducadores. 

Passos para um Futuro

É um projeto que surgiu da observação de que a partir do contato com a arte, crianças e adolescentes que estão às margens da sociedade podem começar a trilhar um novo futuro, por isso a escolha pelo nome Passos para um Futuro. Buscamos resgatar e motivar, através do ensino criativo e dinâmico da Dança e da Música, crianças e adolescentes para que estas comecem a dar novos passos e estarem capacitadas para escreverem um novo e promissor futuro.

São oferecidas cerca de 200 vagas gratuitas em oficinas em bairros periféricos de Viçosa. As oficinas, voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco social, são dadas por profissionais do Núcleo nas modalidades danças urbanas, ballet clássico, dança contemporânea e musicalização.

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites