Lindos cenários , mais de 1000 peças de figurinos, uma produção de mais de 6 meses, incontáveis horas de ensaios e mais de 200 bailarinos deram vida ao espetáculo “O Limpador de Chaminés”que teve grande publico nos três dias de apresentações. O Espaço Fernando Sabino recebeu grande numero de jovens, crianças, adultos e idosos que se encantaram com a participação das pequenas bailarinas até os profissionais do ballet clássico, da dança contemporânea e das danças urbanas.
Destacou-se a interação do ballet clássico com as danças urbanas e o jazz como relatou a Secretária Municipal de Cultura de Viçosa, Cintia Fontes “a participação do Centro Experimental de Artes e do Projeto Voar junto aos alunos e bailarinos do Núcleo proporcionou a todos um lindo e surpreendente espetáculo. O público foi contagiado pelo talento dessas crianças e jovens”.
O Limpador de Chaminés teve direção geral de Kátia Vitalino e Patrícia Lima. Patrícia pontuou que o enredo do espetáculo mostrou que toda história tem dois lados. “O lado da família perdida nas dificuldades do cotidiano e o da crença no sonho, na magia e na esperança de que as pessoas podem ser melhores”. Ela ainda enfatizou que “o mais gratificante é ver os jovens bailarinos entusiasmados e envolvidos com a arte, independente da valorização dada pela sociedade para cultura, por isso continuaremos acreditando que sonhos são possíveis de serem alcançados”.
A diretora de Produção Cultural da DAC – UFV, Deise Eclache, também assistiu ao espetáculo e enfatizou a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do Núcleo de Arte e Dança reforçando que a parceria da UFV com o Núcleo oferece à comunidade grande enriquecimento cultural. “Para a UFV é uma honra tê-los como parceiro pois o Festival, bem como os demais eventos de dança, é um convite para a comunidade vir ao campus prestigiar um espetáculo de apurada qualidade cênica. E ver o Espaço Fernando Sabino lotado nos enche de alegria”!
A história contada no espetáculo tinha uma família como destaque e as famílias dos bailarinos compareceram em peso nas três noites. O orgulho e a alegria de verem os participantes no palco deram ainda mais emoção ao final de semana. Rosana Lopes, mãe Vitória Lopes, que participou pelo segundo ano do Festival afirmou que a família toda ficou envolvida. “É sempre um espetáculo muito bonito e bem organizado. Minha filha se entusiasma e gosta muito e isso é o mais importante”.
Na família de Iraci Carvalho a emoção foi em dose dupla, além de assistir a pequena Alice se apresentar como um ‘passarinho’ eles assistiram Maria Fernanda ser uma das personagens principais do espetáculo. Iraci disse que a filha se empolgou e se dedicou muito ao Festival e que todos ficaram na expectativa pela sua atuação. Ela ainda destacou a paixão da filha pelo ballet que ficou clara no palco. “A Maria Fernanda adora, entrou no Núcleo ao completar 3 anos de idade e está lá até hoje”.
O bailarino convidado representou o papel do Limpador de chaminés, Kauan da Cunha Coelho agradeceu a oportunidade de participar de um espetáculo que é tão tradicional em Viçosa. “Achei desafiador encarnar o personagem e ser esse cara brincalhão e artista que envolve todo o espetáculo. A experiência no Festival foi incrível. O trabalho coreográfico, a organização, a divulgação e o envolvimento da cidade, eu achei tudo muito legal”.
O Festival do Núcleo de Arte e Dança aconteceu por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com realização do Ministério da Cultura - Governo Federal, Núcleo de Produções Culturais, Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg, Amantino Supermercados, Metalsider, Haskell e o apoio Cultural do Colégio Anglo e da Agência Mapa do Mundo numa promoção da DAC e Pró- Reitoria de Extensão e Cultura – UFV.
Autoria: Assessoria de Imprensa