“Na arte o talento é só um detalhe, a perseverança é que é fundamental” destacou o coreógrafo André RockMaster se referindo ao Grupo Impacto que comemora os convites para se apresentar na Europa este ano. RockMaster que conhece a história de luta e transformação de cada um dos bailarinos do grupo, disse ainda que esse convite é um prêmio para eles que “nunca desistiram, e sempre se dedicaram, e apesar de todas as dificuldades seguiram acreditaram no próprio talento e na força do trabalho”.
Os 12 bailarinos do Impacto têm em comum, além do amor e do talento para a dança, uma história de conquistas proporcionadas por meio da arte. Moradores de bairros periféricos da cidade, eles enxergaram na dança uma oportunidade de transformação de suas realidades, e há 10 anos atuam como profissionais no Impacto e veem como mais uma grande conquista o convite para se apresentarem em festivais de verão na Europa em 2018.
Para Patrícia Lima, diretora geral do Impacto, "esse convite veio no momento certo, momento de resistência da arte e em que a valorização dos artistas brasileiros está em xeque. Acredito que essa oportunidade irá abrir inúmeras novas possibilidades não só para o Impacto, mas para todos que o tem como exemplo de persistência dedicação e comprometimento. Agora precisamos de todos que acreditam realmente nesta história para nos ajudar a chegar lá".
O grupo já está mobilizando ações para viabilizar a viagem tendo em vista que atualmente o Impacto trabalha sem patrocínio, e está contando como certo o apoio de toda a cidade para que esse momento tão importante e significativo para Viçosa possa se concretizar. A primeira ação prevista são apresentações em escolas públicas e particulares de Viçosa que já estão sendo contactadas para receberem o espetáculo “Três Gritos”.
Além das apresentações na cidade, em breve o Grupo fará campanha nas mídias sociais que poderão ser acompanhadas por todos que queiram ajudar a ver o Grupo Impacto na Europa representando a arte, a cultura e a Dança de Viçosa.
Autoria: Lílian Moura