Aplausos de pé, sorrisos e votos de sucesso, olhares atentos e abraços calorosos. Foi assim que o público da Bélgica e da Holanda recebeu o trabalho do Grupo Impacto. Foram três apresentações do espetáculo Três Gritos que encantaram os expectadores no exterior e marcaram a trajetória do grupo viçosense que fez bonito na sua primeira turnê internacional.
O Theater op de Markt Festival, em Hasselt, na Bélgica foi a primeira parada do Impacto na Europa. Foi neste grande festival do qual participam grupos de diversos países, que o Impacto realizou duas apresentações com enorme público, formado por crianças, jovens, adultos e idosos que vibraram ao ver a força e energia brasileiras, contagiando a todos os presentes. Susan que assistiu a Três Gritos com a família e já visitou o Brasil, disse que o espetáculo a transportou para as ruas do país. “Vi o sentimentos dos jovens brasileiros retratados através da dança”, comentou.
Prince, artista que também participou do Festival assistiu ao espetáculo do Impacto e o declarou como: magnífico. “Impressionante a força dos bailarinos brasileiros. Parabéns pelo excelente trabalho”.
A segunda parada do Grupo foi na cidade de ‘s Hertogenbosch, na Holanda. Annemarie Roefs jornalista, assistiu a Três Gritos no Boulevard Festival e classificou a apresentação como: fantástica. Ela, que é também é programadora de festivais ressaltou que o trabalho do Impacto é “muito bonito e vai ficar sempre na memória. O grupo traz uma mistura harmoniosa de dança de rua, dança contemporânea e capoeira com movimentações claras, muita energia, força e suavidade ao mesmo tempo”.
A turnê internacional do Impacto foi um passo importantíssimo para a carreira do grupo que está prestes a completar 10 anos de profissionalização. Com uma história marcada por muita luta e resistência, o grupo formado por bailarinos que acreditam na arte apesar de todas as dificuldades, pois tiveram suas vidas transformadas por meio da dança, segue trabalhando e buscando espaço para representar a arte e a cultura de Viçosa com todo o seu potencial.
Para a diretora do grupo, Patrícia Lima a surpreendente repercussão do trabalho e do Grupo, nestes importantes festivais foi muito emocionante. “Foi um grande passo dado. Ficamos muito felizes e voltamos motivados a continuar lutando pela valorização da dança e dos artistas que dela sobrevivem em nosso país".
Do interior de Minas para e Europa, com experiências para contar e novos sonhos para realizar, o Impacto volta para casa com a alegria do dever cumprido e muito agradecido por toda a mobilização das pessoas que acreditam no trabalho desenvolvido pelo grupo. A turnê internacional do Impacto foi realizada através do patrocínio da Haskell, Help – Loja de Crédito, Buffet Trigo Leve, da Prefeitura Municipal de Viçosa - Ângelo Chequer, com o apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro e Deputado Estadual Roberto Andrade .
Em breve o Impacto divulgará a data em que realizará uma roda de conversa aberta a toda a comunidade, para contar sobre essa experiência e sobre sua trajetória.
Autoria: Assessoria de Imprensa