O Núcleo de Arte e Dança realizou no último final de semana as gravações das coreografias que serão exibidas na Mostra Diversidade em Dança, um evento totalmente online para espalhar ao mundo a beleza da nossa cultura e da dança, no ano em que o Núcleo comemora 40 anos de atividades desde sua fundação. Um encontro muito especial entre companhias profissionais, grupos, escolas e solistas de várias regiões do país que se apresentarão, em dois dias de espetáculos. Além das apresentações, diretores, coreógrafos e professores destas escolas e cias, irão conversar e trocar suas experiências e expectativas sobre a vida, a arte e os desafios futuros e deste momento de SUPERAÇÃO.
Para Patrícia Lima, diretora geral, a realização da mostra Diversidade em Dança é uma forma de comemorar: “É Superar com alegria! Vivenciamos momentos em que a arte da dança demonstrou todo seu potencial de agregação, união, sensibilidade e amor pelo que se faz, vindo de toda uma equipe e das famílias que fazem parte desta história. É também muito bom poder oportunizar, por meio destas apresentações, o trabalho a muitos que sempre estiveram conosco.” Diz.
Estão confirmadas apresentações de companhias e profissionais do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, e escolas convidadas de Minas Gerais e Espírito Santo que se apresentarão com coreografias nas diversas modalidades da dança.
Estarão presentes como convidados junto aos bailarinos do Núcleo de Arte e Dança os: Corpo de Dança do Amazonas (Manaus - Amazonas); Mário Nascimento (Manaus - Amazonas/ BH -Minas Gerais); Companhia de Dança do Pantanal ( Corumbá - Mato Grosso do Sul), Rosa Antuña, Cultura do Guetto, ATM Centro Cultural de Danças, Grupo Jovem Arte & Passo, Espaço Cultural Michelle Saliba, AMDançarte (Belo Horizonte - MG); Cia Jovem de Paraopeba (Paraopeba); Aplauso Escola de Dança (Caratinga - MG); Grupo Remiwl e Projeto Andanças (Juiz de Fora); Studium de Dança Korpus (Guarapari- ES); e de Viçosa se apresentarão os grupos Neparc (UFV); Êxtase Cia de Dança, Grupo Impacto de Danças; Voar e Os Atuais e Centro Experimental de Artes da PMV.
Thomas Medeiros, Secretário de Cultura, Patrimônio e Esportes, destaca a importância de eventos como esses para a sociedade de Viçosa: “Bom, falar do espetáculo de 40 anos do Núcleo de Arte e Dança pra Viçosa é um privilégio, pois além de pensar nos seus objetivos o Núcleo, sempre prezou pelas suas ações sociais para a comunidade. Viçosa, hoje, é um dos pólos de dança no estado de Minas, justamente por toda essa força da gestora Patrícia Lima e pelas ações do Núcleo e as que juntos viemos fazendo em parceria fomentando a dança. Tudo isso colabora na transformação da sociedade, transforma caminhos, dá perspectivas para muita gente e também dá o fazer cultural para essas crianças e jovens, principalmente no nosso caso da rede pública de ensino que tem outra vivência através da arte, isso é de grande importância para a sociedade.” Diz.
A Mostra Diversidade em Dança - SUPERAÇÃO será transmitida pela plataforma digital YouTube nos dias 11, 12 e 13 de junho, no canal do Núcleo de Arte e Dança.
A Mostra Diversidade em Dança- SuperAção conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura - PMV , numa realização do Núcleo Arte e Dança apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT , no edital n°16/2020 "Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais " com recursos repassados (Lei Aldir Blanc) Lei Federal nº 14.017, do Decreto Federal nº. 10.464 e do Decreto Estadual nº. 48.059 /Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
Autoria: Assessoria de Imprensa