Desde 1981 o Festival do Núcleo movimenta a cidade de Viçosa – MG, e neste ano não será diferente. Mantendo a tradição, trará a novidade de tornar o evento virtual, onde o público poderá assistir de casa a transmissão pelo YouTube e Facebook.
A estreia será no próximo domingo(20), às 17h30, dando continuidade ao histórico de trazer enredos com mensagens significativas. Para essa 1ª edição do Festival Online, o Núcleo trará como tema central a pandemia com o espetáculo intitulado “Esperança” onde as emoções, sensações e aprendizados foram a inspiração e o resultado de uma reflexão artística a respeito do contexto atual que estamos vivenciando.
Para a diretora artística do espetáculo, Lidiane Jacinto, este caso inédito traz uma nova perspectiva para o alcance da arte: “É a primeira vez que realizamos o Festival desta maneira, o que tem trazido novos desafios e também descobertas inimagináveis. Temos uma equipe de professores engajada e assim, através da união e do amor pela dança, todos os dias deste trabalho virtual e presencial se tornaram mais que especiais. Além disso, percebemos que a internet ultrapassa os limites da distância, fazendo-nos próximos, mesmo que cada um esteja dentro de sua casa, e assim nosso espetáculo poderá também ganhar o mundo, circulando em modo virtual e alcançando nossos alunos, ex-alunos e amigos do coração onde quer que estejam! ”, diz.
A preparação e os ensaios para este grande momento estão acontecendo desde outubro, com o empenho e a dedicação de todos os professores e bailarinos. Se apresentarão os alunos que estão participando das aulas presenciais e virtuais das turmas do Ballet Clássico, além do Grupo Êxtase de danças Clássicas com coreografias em grupo e solos. Vale ressaltar que todos os procedimentos e normas de segurança foram adotados. Serão apresentados também trechos de festivais já realizados nos anos anteriores ilustrando ainda mais este espetáculo.
Para a diretora geral, Patrícia Lima, a arte é uma grande aliada na situação presente: “Poder nos apresentar e realizar, mesmo que de forma simples, este pequeno espetáculo tem um significado muito importante. Mostra que estamos resistindo e mesmo enfrentando enormes desafios é por meio da arte que encontramos maneiras de nos expressarmos. Foi necessário reinventar e ressignificar ações, pensamentos, sentimentos e tantas outras coisas que permeiam o nosso cotidiano, mas tudo está valendo a pena, sairemos mais fortes desta”, conta.
Para acompanhar a transmissão acompanhe as redes sociais do Núcleo de Arte e Dança, onde será disponibilizado o link.
O 1º Festival Online do Núcleo faz parte da Mostra Artística de Viçosa, numa realização da Prefeitura Municipal de Viçosa – Departamento de Cultura, promoção do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS, incentivo de Roberto Andrade, CORI –MG, Serjus Anoreg, Haskell, Amantino Supermercado e Metalsider com apoio cultural do Jornal Folha da Mata.
Autoria: Assessoria de Imprensa