O Projeto Passos Para um Futuro se adaptou para atender às turmas durante a pandemia e continuar oferecendo atividades para as crianças e jovens beneficiados com as aulas de ballet e danças urbanas.
Com o fechamento do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e da APOV, as aulas presenciais do Projeto também ficaram restritas mas, para viabilizar o atendimento a um maior número de estudantes crianças e jovens, o acompanhamento dos alunos seguiu também de maneira remota.
Além das aulas presenciais para as turmas com alunos maiores, a equipe do projeto preparou cadernos de atividades, em que os pequenos bailarinos estão tendo oportunidade de aprenderem sobre a dança de maneira lúdica e didática, em casa. Com o material eles são estimulados a praticar os ritmos com as orientações dadas pelo professor através de vídeos publicados nas redes sociais.
Durante todo o ano serão distribuídas oito unidades do Caderno de Atividades para cerca de 350 estudantes, nas modalidades do Ballet e das Danças Urbanas.
A entrega do material acontece nas instituições de ensino parceiras, e após fazer todas as atividades, os alunos devolvem o caderno completo aos professores do Projeto Passos Para um Futuro que avaliam a compreensão do conteúdo, além de programar o próximo caderno a ser enviado.
A coordenadora do Projeto, Kátia Vitalino explica que o conteúdo das apostilas foi elaborado para atender às necessidades e nível de conhecimento de cada turma. “Professores especialistas do ballet e das danças urbanas se dedicaram ao processo de levar a dança para o papel. Estamos percebendo o entusiasmo e a evolução dos alunos. Na impossibilidade dos encontros, essa tem sido uma boa estratégia, que possibilitará, no futuro, que o encontro presencial seja mais rico e motivador ”, pontuou.
A diretora do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, Adriane Pinheiro Tiradentes ressaltou a importância do Projeto também ter se adequado ao novo momento da educação. “O modelo remoto possibilitou que mais alunos e suas famílias conheçam e façam parte do projeto. A receptividade ao material foi excelente! As crianças adoram e ficam sempre na expectativa do próximo”, comentou.
O Projeto Passos para um Futuro é uma iniciativa idealizada pelo Deputado Roberto Andrade e que conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do CORI-MG, Serjus - Anoreg. O Projeto conta com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação - PMV, numa realização do Núcleo de Arte e Dança e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Autoria: Lilian Moura