Centenas de crianças dos bairros Novo Silvestre, Laranjal, Posses, Santa Clara e João Braz de Viçosa estão participando de oficinas gratuitas de danças urbanas oferecidas pelo Instituto ASAS, em projeto executado por meio da Lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais e pelo Grupo Impacto.
Os bailarinos do grupo profissional: Adriano Ramos, Alex Ramos e Rafael Gregório são os professores das turmas que fazem as aulas nas escolas municipais em que estão matriculadas. O trabalho é coordenado por Rafael Gregório e Patrícia Lima, com apoio da Secretaria de Educação de Viçosa. As oficinas começaram logo após o reinício das aulas após a greve municipal e terão duração de cinco meses de atividades.
Ao longo de sua história o Grupo Impacto já capacitou milhares de crianças e adolescentes. Essa formação tornou-se um propósito para os artistas e para o Instituto ASAS. O incentivo a arte e a dança vem rendendo frutos importantes na multiplicação de novos grupos, artistas e monitores de danças urbanas na cidade e na região. Essas novas oficinas são mais uma oportunidade de dar continuidade aos trabalhos do ASAS na cidade, que vem alcançando cada dia mais jovens e crianças.
Patrícia Lima destaca a relevância das ações socioculturais para a formação cidadã e para a consolidação de Viçosa como um polo mineiro da dança. “Temos em nossa trajetória, histórias relevantes de transformação de vidas e de alcance de sonhos a partir da experiência e oportunidades surgidas através destas oficinas.O maior exemplo são os próprios monitores que iniciaram sua vida da dança em projetos sociai , se profissionalizaram, se formaram na UFV e estão retornando com toda essa bagagem para ministrar e coordenar essas novas oficinas. O ciclo aconteceu com êxito e continuamos a acreditar na melhoria da qualidade de vida proporcionada pela arte”.
As oficinas são parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, apoio cultural da Folha da Mata e PMV, realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Arte e Dança.
Autoria: Lílian Moura