Dia 19 de novembro mais de 200 alunos das oficinas promovidas pelo Instituto ASAS e Grupo Impacto de Dança durante este ano, vão participar de uma Mostra Artística em comemoração ao dia da Consciência Negra, denominada “NA RAÇA”. O evento encerrará a semana promovida pela Secretaria de Educação que tem como tema “Educação para a vida”.
O público de Viçosa verá no palco do Espaço Fernando Sabino, na UFV, o resultado do trabalho que está sendo realizado com estudantes de escolas públicas municipais. Participam alunos da E.M. Doutor Arthur Bernardes, do bairro Novo Silvestre; E.M Dr. José Teotônio Pacheco, em Posses; E.M Anita Chequer, do bairro João Braz; E.M. Professor Pedro Gomide Filho, do Santa Clara; e E.M Nossa Senhora de Fátima, do bairro Laranjal.
Os alunos e toda a comunidade escolar estão empolgados e dedicados à preparação da Mostra que marcará a estreia de muitos em um palco. Os professores das oficinas destacam o empenho dos diretores, supervisores e de todas as escolas e, especialmente dos alunos com o trabalho.
Eles ainda enfatizam a relevância desta Mostra em que os estudantes poderão demonstrar todo o seu desenvolvimento no palco. Momento que traz grande aprendizado, motivação e confiança aos participantes.
As aulas das oficinas são ministradas pelos bailarinos monitores do Grupo Impacto, Adriano Ramos, Alex Ramos e Rafael Gregório, que também coordena o projeto junto à diretora geral do Grupo, Patrícia Lima.
A diretora destaca que a iniciativa acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e visa ampliar o acesso à arte e a dança, proporcionando aulas gratuitas de dança para crianças e jovens das comunidades. “Nesta ação, o Instituto ASAS reitera seu compromisso com a formação sociocultural, capacitação para a dança descobrindo novos talentos e com a promoção da arte no interior”.
Patrícia também lembra a importante parceria feita com a Secretaria de Educação de Viçosa para a realização das oficinas. E salienta o potencial da arte-educação e de projetos como esse para o presente e o futuro de Viçosa.
"Estamos felizes por termos conseguido, depois de três anos, retornar às comunidades com este projeto que marcou a vida de tantos jovens pelo contato com a arte e através dessas experiências. Estamos todos empolgados por mais essa oportunidade criada a partir da parceria com a Secretaria de Educação ,além de ser um importante dia de conscientização e valorização da vida".
As oficinas são parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, apoio cultural da Folha da Mata e PMV, realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Arte e Dança.
Autoria: Assessoria de Imprensa