A diretora do Grupo Êxtase Patrícia Lima recebeu o Prêmio Cena Minas nesta segunda-feira, 17, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte. A premiação reuniu representantes da classe artística mineira nas áreas de Dança, Teatro, Circo e Cinema.
Foram premiados os artistas vencedores das últimas edições de dois importantes programas de estímulo voltados à arte mineira: o Cena Minas e o Filme em Minas. O Êxtase foi premiado pelo Cena Minas, que está em sua 6ª edição e foi criado pelo Governo de Minas para selecionar, anualmente, projetos de grupos e realizadores de Teatro, Dança e Circo de Minas Gerais, com o objetivo de valorizar e incentivar produções culturais. Foram recebidas propostas de todo o Estado e esta é a quarta vez que o Grupo Êxtase é premiado. Com a premiação, o Grupo de Dança Contemporânea adquirirá equipamentos e materiais para a montagem de seu novo espetáculo e, como contrapartida, circulará com apresentações em escolas públicas de cidades do interior mineiro.
Patrícia Lima como diretora do Grupo Êxtase foi convidada para representar a Dança e recebeu das mãos do governador Antonio Anastasia o prêmio. Segundo a diretora, este reconhecimento do governo mineiro é importante para consolidação das atividades e manutenção do trabalho do Grupo Êxtase em um momento de grande dificuldade no cenário cultural. “Vejo esta premiação como o reconhecimento por tantos anos de luta e dedicação de toda a equipe e dos nossos talentosos bailarinos”, afirmou.
Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia parabenizou os premiados, apresentou projetos futuros para a área cultural e afirmou que há muito para se fazer. “A questão cultural é permanente. Nós fizemos muito, mas há muito que fazer, precisamos concluir muitos equipamentos e nós temos que, cada vez mais, levar para o interior as ações”, declarou.
Com a premiação, o Grupo Êxtase está empenhado na montagem de um novo espetáculo que está previsto para estrear em Viçosa em abril e circulará por diversas cidades do interior mineiro. O edital do Prêmio Cena Minas foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani.
Autoria: Assessoria de Imprensa Núcleo Academia