Em clima de Natal, o Núcleo de Arte e Dança apresenta seu 41º Festival de Dança nos dias 17 e 18 de dezembro, às 19h, no Espaço Fernando Sabino. O espetáculo Talismã - uma noite mágica - levará ao público uma importante mensagem sobre união, amor, esperança, generosidade e alegria. Todos vão acompanhar as aventuras de estudantes que visitam, e um dia adormecem, em um lugar que é um prato cheio para a imaginação!
A história se passa em uma loja de brinquedos e a inspiração para o tema veio da família da diretora geral, Patrícia Lima. Ela conta que por volta de 1915 seu bisavô fundou a primeira loja de brinquedos da capital mineira. "Fiquei entusiasmada com as histórias que meu pai contou sobre os momentos que viveu na loja. Será muito marcante fazer essa homenagem à família Machado Coelho".
A viagem ao mundo mágico trazido pelo espírito natalino, ganha vida com cenários, figurinos e a marcante presença da teatralidade trazida por Mara Gonçalves que assina a direção teatral do espetáculo e atuará com o papel principal do Sr.Nestor. “O brinquedo tem tantos significados bons, tanto para crianças quanto para adultos e teremos muitos deles em cena. Esperamos que as pessoas possam relembrar a sua infância e que o espetáculo estimule e reviva a importância das brincadeiras e do divertimento”, pontuou, a diretora Patrícia Lima.
O elenco será diverso, com a estreia das alunas do ballet adulto e o protagonismo das turmas juniores do Núcleo de Arte e Dança. Também participam como convidados o Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Na Manha Crew - Centro Experimental de Artes da PMV e alunos do projeto Passos para um Futuro, além do bailarino Helenilson Ferreira.
A maitre cubana Sahily Presmanes acompanhou a preparação do Festival pelo segundo ano consecutivo e destacou que “nossas bailarinas estão muito bem preparadas e animadas, e certamente o Festival será um sucesso! Com um tema refrescante e lindo, acredito que as famílias vão amar!". Ela também ressaltou a presença do bailarino convidado, Helenilson Ferreira, e classificou o trabalho junto ao artista como “maravilhoso”.
Helenilson fará a sua estreia em Viçosa e disse que a preparação foi excelente e a expectativa para o fim de semana é a melhor possível. “Tudo está sendo feito com muito carinho, dedicação e trabalho árduo, por pessoas incríveis que estão dando o melhor de si, para entregar um ótimo resultado. Fico lisonjeado de poder fazer parte de tudo isso”, comentou.
A diretora artística do Festival, Lidiane Jacinto destacou que a obra estará marcada em sua história com Núcleo como um “momento de desafio e amadurecimento artístico.Me vejo envolvida por um sentimento de prazer e amor e agradeço a todos pelo comprometimento, companheirismo e profissionalismo".
Patrícia Lima lembrou que o trabalho será o reencontro do público geral com o Festival, depois de uma edição virtual, em 2020 e uma híbrida, em 2021 e convidou a todos para aproveitarem o espetáculo como uma oportunidade de resgate dos sentimentos trazidos pelo Natal como a harmonia, a amizade e a esperança. “Em um mundo difícil em que estamos vivendo, devemos comemorar a vida e os encontros”.
O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com patrocínio de CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider e Haskell numa promoção da PEC - DAC - UFV, e apoio cultural Colégio Anglo, Loja Bem me quer, Jornal Folha da Mata e Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.
Autoria: Assessoria de Imprensa