A partir desta sexta-feira (23) Viçosa vai sediar a maior mostra de dança da região. Organizado pelo Núcleo de Arte e Dança, o evento, que chega a sua 29° edição, vai reunir mais de 500 bailarinos, amadores e profissionais, em seis sessões gratuitas. As apresentações vão acontecer no Espaço Fernando Sabino e no DCE, no campus da UFV.
Além das turmas da Escola, bailarinos e grupos convidados estarão no palco. Premiado em concursos nacionais e internacionais, o ATM Centro Cultural de Danças, de Belo Horizonte fará sua estreia em Viçosa com apresentações de Ballet Clássico e Neoclássico. Também de BH, o Grupo Jovem Arte & Passo apresentará "Tormenta", pas de deux Clássico de repertório e solos livres.
O público também verá grupos de Viçosa. O Grupo Impacto apresentará "No Alto da rua". Em um momento de estreia das novas estagiárias do grupo. A Êxtase e convidados levarão à Mostra a coreografia "Paradoxo de Nós".
Os alunos do Centro Experimental de Artes da PMV também estarão no evento. As principais turmas de danças urbanas - Na Manha e V8 Crew - apresentarão as coreografias selecionadas para o Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) que acontece em Curitiba, em julho.
A programação ainda terá grupos locais ligados ao curso de Dança da UFV. Move Jazz, Sinergia e Corpo Nação.
Para a diretora geral da Mostra, Patrícia Lima, o evento celebra a paixão da cidade pela dança e fortalece os vínculos entre os artistas,o público e todos os profissionais envolvidos no evento.
"Queremos mostrar as possibilidades e oportunidades que o trabalho árduo com a dança nos permite. Teremos Diversidade de estilos, de grupos, e de coreografias construídas com liberdade e criatividade dos nossos professores
Projeto sociocultural
Cerca de 300 alunos que participam do Projeto Passos para um Futuro estarão na Mostra Diversidade em Dança.
As crianças e adolescentes fazem aulas na Apov, em Nova Viçosa, no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no bairro Bom Jesus, e na sede do Núcleo.
A coordenadora do Projeto, Kátia Vitalino, destacou que a experiência será valiosa para todos mostrarem seu aprendizado e desenvolvimento nas aulas de dança, e para interagirem com outros bailarinos profissionais e amadores. "Será um momento muito especial na vida de cada um dos nossos bailarinos e para suas famílias", comentou.
Ingressos
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Sede do Núcleo de Arte e Dança - rua Alex Doroffef, 50, centro. A programação completa está disponível nas redes sociais de Núcleo de Arte e Dança.
A Mostra Diversidade em Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério da Cultura, Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS. Com patrocínio de CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider e Haskell numa promoção da PEC - DAC - UFV, e apoio cultural do Jornal Folha da Mata e Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.
Autoria: Assessoria de Imprensa