Dois grupos de Viçosa ficaram entre os 10 melhores de suas categorias na 20° edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2). As turmas fazem parte do Centro Experimental de Artes (CEA) ligado à Secretaria de Cultura de Viçosa, sob coordenação do Núcleo de Arte e Dança.
O evento realizado em Curitiba (PR) no último fim de semana reuniu mais de 2500 bailarinos de todo o Brasil e América do Sul, com enorme público que lotou o maior teatro do sul do Brasil.
Com a coreografia "Frenesi", de Cleison Lana, alunos do V8 Crew alcançaram o 7° lugar na categoria sênior em que competiram 24 grupos na etapa final. O trabalho traz reflexões sobre a loucura e foi ovacionado pela plateia.
Competindo com 30 grupos na categoria avançado, o Na Manha Crew foi o 6° colocado. A coreografia "Faminem” de Luís Filipe Fil e bailarinos chamou atenção do público e dos jurados pela relevância do tema, que trata da fome, e pela composição artística.
Pelas redes sociais o Secretário de Cultura de Viçosa, Thomas Medeiros, que acompanhou as apresentações online, parabenizou os artistas e professores pela qualidade e força dos trabalhos apresentados no FIH2. "É uma satisfação para nós poder proporcionar aos alunos essa experiência em um evento tão importante. Somos diferentes, somos grandes e falamos sobre questões sociais com a nossa arte", comentou.
A diretora do Núcleo de Arte e Dança - escola que coordena as oficinas de dança do Centro Experimental de Artes - Patrícia Lima destacou que mais uma vez Viçosa mostrou sua potência.
“É sempre muito emocionante essa participação dos nossos bailarinos nesta que é a maior competição da linguagem Hip Hop na América latina. Vivenciar, junto aos coreógrafos, toda a estruturação desde o início da criação, até a concretização das ideias, acompanhar a vontade de se superarem diariamente, ver a garra e a entrega de todos para alcançar seus sonhos de estarem lá e representarem com honra todo nosso trabalho, dignifica toda a luta e me deixa em paz, porque sinto que é impossível não seguirmos em frente”, pontuou.
Patrícia ainda enfatizou o imprescindível apoio do município através do Secretário de Cultura, Thomas Medeiros e sua equipe, além dos colaboradores das diversas áreas da Prefeitura Municipal. “Todos não mediram esforços para viabilizar a participação de Viçosa neste importante evento. Agradecemos também às famílias, todos os viçosenses que contribuíram para essa empreitada e a equipe Núcleo”
Batalhas
Cecília Silva, bailarina do Na Manha Crew - CEA e estagiária do Grupo Impacto, foi a vice -campeã da batalha promovida pelo Red Bull Dance Your Style, realizada durante o evento. Além dela, foram classificados para a etapa final da competição, que contou com 16 participantes, mais quatro artistas de Viçosa: Fil, Hellen, Leo e Nivea.
O desafio da batalha era improvisar em músicas mainstream e imprevisíveis em batalhas 1x1 entre dançarinos dos mais variados estilos das danças urbanas.
Os artistas já estão de volta à Viçosa e em breve os grupos voltam à ativa com novas montagens e apresentações, muitas aulas e preparação para a apresentação de final do ano do Centro Experimental de Artes.
Autoria: Assessoria de imprensa