A Escola Núcleo de Arte e Dança levará Viçosa para uma viagem repleta de fantasia, imaginação, curiosidade e coragem em seu 43° Festival de Dança!
O espetáculo Alice no país das Maravilhas será apresentado nos dias 21 e 22 de dezembro, no Espaço Fernando Sabino, na UFV. No dia 20/12 acontecerá a pré-estreia do trabalho especialmente para as famílias dos participantes e convidados de escolas e entidades. Mais de 100 bailarinos com idade a partir de 3 anos, vão dar vida a adaptação dessa obra clássica, que completará 160 anos em 2025, e que foi escrita pelo britânico Lewis Carroll.
A história, que encanta crianças e adultos do mundo todo há várias gerações, será protagonizada pela bailarina do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Elisa Rossi Casali e a bailarina da Escola Núcleo, Carolina Oliveira Pereira.
Elisa, que dança no Núcleo desde os 3 anos anos, conta que viver Alice está sendo uma honra e um desafio. Elisa está em intensa preparação além das aulas com a professora e diretora artística, Lidiane Jacinto, ela faz aulas com a maitre cubana Sahily Presmanes e com a professora de teatro Mara Gonçalves.“Está sendo desafiador, mas muito divertido. Eu adoro todas as coreografias e a interação com os outros personagens e turmas”, afirmou.
Lidiane Jacinto, que divide a direção geral e artística do trabalho com Patrícia Lima, destacou que todos os artistas, professores e equipe envolvidas na criação estão se dedicando ao máximo para apresentar ao público um espetáculo “maravilhoso, cativante e divertido”.
Os personagens fantásticos e o mundo
Na história, a curiosa Alice segue um Coelho Branco de colete e relógio, mergulhando, sem pensar, na sua toca. No espetáculo de dança, o Coelho será interpretado por Manu Avillez com muito carisma e hip hop.
Ao longo de sua jornada, Alice encontra um novo mundo, repleto de animais, um lindo jardim, e uma rainha má, famosa por cortar cabeças .
Muitos personagens e famosas cenas da trama ganharão vida em coreografias de ballet clássico e danças urbanas interpretadas por mais de 100 bailarinos.
Os artistas são alunos da Escola Núcleo de Arte e Dança, bailarinos do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, dos projetos socioculturais Passos para um Futuro e Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa, além de artistas convidados.
O cenário feito por Jarbas Nogueira e os figurinos de Marco Antônio Botelho também colaboram na construção do fantástico país imaginado por Alice.
Artistas convidados e outros personagens
O bailarino dos grupos Impacto e Êxtase, Cleison Lana é convidado do Festival e fará o papel do Chapeleiro Maluco. João Maffia, artista da Cia Êxtase de Dança Contemporânea e do Na Manha Crew (CEA-PMV), dará vida ao Pássaro Dodô. A irmã de Alice, será vivida por Angela Rossi da Cia Êxtase de Danças Clássicas, da mesma Cia, Isabelly Guimarães será a Gata malhada. Maria Luísa de Faria viverá a rainha de Copas junto ao também convidado, Helenilson Ferreira, que apresentará o Valete de Copas.
Pré-estreia
A obra terá uma sessão especial no dia 20/12. A pré-estreia, exclusiva para as familias e convidados, vai reunir estudantes de escolas públicas e de projetos sociais e socioculturais de Viçosa.
O 43° Festival do Núcleo acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Apoio de Cori-MG, Haskell, Amantino Supermercado, e Metal Sider. Apoio cultural de Folha da Mata, Colégio Anglo e Secretaria de Cultura-PMV. Promoção de PEC-DAC-UFV. Numa realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura - Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço
Data: 21 e 22/12/2024
Local: Espaço Fernando Sabino - Viçosa-MG
Hora: 19h
Ingressos: R$18 (público geral)
Ingressos à venda no Núcleo e com os bailarinos.
Autoria: Lílian Moura