Grupos de Viçosa e região marcam forte presença em festival Internacional
O Festival Internacional de Hip Hop que aconteceu no último fim de semana na cidade de Curitiba reuniu cerca de 1800 bailarinos de toda a América Latina em competições cada vez mais disputadas em nível cada vez mais elevado. Viçosa, com sua tradição nas danças urbanas mais uma vez foi representada por grupos que alcançaram boas notas e agradou bastante aos jurados deixando sua marca mais uma vez.
Depois de seletivas em todo Brasil, os Grupos selecionados se encontraram em Curitiba para a grande disputa final. Apesar de ter não ter obtido medalhas, os grupos de Viçosa e região alcançaram boas posições no festival e fizeram bonito..
O Grupo Impacto de Dança mais uma vez teve grande destaque entre os concorrentes e se apresentou ao final da categoria mais concorrida do evento entre os melhores . Entre os 31 grupos participantes, a coreografia Como- Unidade, criação dos bailarinos Rodrigo Branco e Luis Filipe alcançou média de 93,3 ficando na 7ª colocação geral do grupo Avançado.
A turma do Projeto Voar com a coreografia de Cleison Lana alcançou a 8ª colocação na competição Junior alcançando uma média de 85,5 pontos na categoria Junior. O Grupo Impacto de Ubá com Oxente de Jean Carlo alcançou a 8ª posição na categoria sênior e o Centro Experimental de Artes de Lui Filipe Claudino o Fil ficou na 9ª colocação na mesma categoria com a coreografia “ Com vidas e Magia” . O Grupo Impacto de Cajuri também foi muito elogiado e se apresentou numa grande mostra de nível avançado.
Para a diretora geral dos grupos, Patricia Lima “o destaque foi o altissimo nível do evento e das apresentações principalmente na categoria avançada em que concorreu o Impacto, tendo em vista que 20 dos 31 grupos que competiram no avançado tiraram todos notas acima de 90 havendo dois grupos empatados em primeiro lugar com a com a média de 99. A pontuação 10 primeiros colocados esteve foi acirrada e o |Impacto se apresentou muito bem. Para os jovens do Voar, Centro Experimental e dos Grupos Impactos de Cajuri e Ubá foi mais um grande aprendizado, elevando sua formação técnica artística, ampliando sua visão da dança”.
Todos os grupos se apresentaram representando Minas Gerais no Teatro da Universidade Positivo que com seus 2400 lugares esteve lotado todos os dias . Além das apresentações os bailarinos puderam participar de workshops, palestras com grandes nomes internacionais do Hip Hop se destacando Salah e Kapela da França. A viagem dos grupos à Curitiba foi possível graças ao apoio das Prefeituras Municipais de Viçosa, Cajuri e Ubá, através de suas Secretarias e Cultura , dos pais dos alunos participantes e da Secretaria de Esportes e Lazer de Curitiba que recebeu grande parte dos bailarinos.
Autoria: Assessoria de Imprensa