Acontece neste final de semana em Viçosa a Seletiva Estadual de Minas Gerais para o Festival Internacional de Hip Hop- FIH2. O Festival realizado na cidade de Curitiba está na sua 14ª edição e reúne grupos de todo o país e da América Latina e conta com profissionais de diversas parte do mundo atuando como professores, jurados e palestrantes.
A Seletiva Estadual acontecerá no Centro de Vivência da UFV às 20h com apresentações dos grupos mineiros inscritos e com encerramento do Grupo Impacto com trechos de seu espetáculo comemorativo aos 20 anos de existência "No Alto da Rua ". O evento contará também com palestras e workshops com os coreógrafos Hugo Campos e Fran Manson que acontecem durante todo o dia quando os participantes poderão trocar experiências e conhecimentos e faz parte do Conexão Jovem 2015, que está em sua terceira edição e desenvolve atividades culturais na cidade de Viçosa numa realização da Dance Concept Brasil que tem como diretor o Octávio Nassur por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura – PMV, Pro-reitoria de Extensão e Cultura - FACEV- UFV , Núcleo e Instituto Asas.
Durante todo o mês de maio, várias ações estão sendo desenvolvidas na cidade e no dia 31 Dia 31 haverá o encerramento na Praça do Rosário com esportes radicais e um momento dedicado as artes urbanas com apresentações de dança e oficinas de grafite. Já a noite será a vez do espaço Fernando Sabino receber a Companhia Híbrida de Dança da cidade do Rio de Janeiro com a coreografia Olho Nú ás 19h.
Este ano, 13 grupos de todo o Estado de Minas Gerais se apresentarão em Viçosa e fazem parte dos mais de cem grupos que buscam sua vaga na final de Curitiba. São de Viçosa e região: Projeto VOAR - Instituto ASAS com a Coreografia "Burn it up " de Wellington Júlio e Cleison Lana; Centro Experimental de Artes com a coreografia "Toque de Luz " de Adriano Luis e Rafael Escolástico; Centro Experimental de Artes - Na Manha Crew com a coreografia "Necrolianos Subespécie" de Luis Filipe Claudino. O Grupo Impacto também participa da seletiva com a Coreografia "In Sanidade" de Alexandre Snooop e bailarinos do Impacto.Além destes os grupos formados pelo projeto do Impacto nas cidades vizinhas como Batida da favela de Ubá com Coreografia "A Alma não tem cor " de Jean Carlo e Grupo Crew de Cajuri com a Coreografia"Pulse"de Alex Ramos.
Os Grupos que são coordenados pelo Núcleo de Arte e Dança e Instituto Asas tem apresentado ótimo desempenho nas outras edições do Festival. Nas duas ultimas edições, os alunos do Projeto Voar, Centro Experimental de Artes e dos projetos do Grupo Impacto obtiveram boas pontuações e ficaram bem colocados do quadro geral que contou com a participação de mais de 1500 bailarinos. O Grupo Impacto de Danças Urbanas conquistou em 2013 Medalha de prata na categoria avançada e no ano passado alcançou a 7a posição numa competição muito acirrada .
Para custear a viagem a Curitiba dos selecionados, os bailarinos dos grupos de Viçosa estão vendendo rifas, e contaram com apoio do comércio local que doou os prêmios. Também os ingressos para a Seletiva estão a venda no Núcleo de Arte e Dança 5 reais e serão revertidos em apoio para levar nossos bailarinos a final do FIH2 Mais informações pelo telefone 3891-2374 ou pelo email imprensa@nucleoad.com.br.
O evento Conexão Jovem 2015 e a Seletiva Estadual de Hip Hop é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Viçosa-Secretaria Municipal de Cultura, UFV - Pro-reitoria de Extensão e Cultura – FACEV, Núcleo de Arte e Dança e Instituto Asas.
Autoria: Assessoria de Imprensa