A Mostra Diversidade em Dança 2015, que aconteceu no último final de semana, encerrou emocionando o grande público que compareceu no espaço Fernando Sabino em quatro espetáculos diferentes. Mais de 400 bailarinos estiveram no palco se apresentando nas diversas modalidades da dança, dentre eles de BH o Grupo do Corpo Cidadão - Grupo Experimental de Dança projeto vinculado ao Grupo Corpo, que se apresentou com coreografias de Rodrigo Pederneiras . Para a diretora do Grupo e ex bailarina do Grupo Corpo, Daniele Pavam, aceitar esse convite para o Diversidade em Dança é um prazer “ uma vez que eu aqui já estive em em outros eventos como bailarina e agora podendo trazer meus alunos para conhecer Viçosa é dar a eles a oportunidade de ver uma perspectiva de vida diferente da que eles tem .Poderem fazer parte de um evento desse tamanho é muito enriquecedor". Para Daniele o mais importante foi a troca de experiência proporcionada como afirma: “o fato de eles poderem estar num palco legal se apresentar e assistir a um evento deste tamanho, trocando experiências com outros bailarinos é muito importante para o crescimento artístico deles ”.
O público elogiou as várias apresentações da mostra, como a professora da UFV, Ana Vladia Bandeira que também é mãe de uma das jovens bailarinas participantes. Para Ana Vladia “todo estímulo a cultura é válido, principalmente nesse mundo com tanta violência e tanta coisa ruim, ter arte na forma de dança é muito bom aos olhos. A gente se emociona muito ao ver todo o trabalho e a dedicação das crianças, o que resulta num belo trabalho.” A assistente social Nicole Donato, também destacou a beleza dos espetáculos tanto no aspecto artístico quanto na escolha das músicas, além de ressaltar a importância de ter grupos vindos de projetos sociais como explica: “Achei muito legal assistir aos grupos de projetos sociais, porque além do desenvolvimento pessoal e artístico dos próprios bailarinos, que é nítido, é benéfico também para a família, que também se insere no mundo cultural.”
O Evento contou também com a participação especial do NEPARC- Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais- vinculado ao curso de dança da UFV. Para a coordenadora do projeto, Profa.Andréa Bergallo, “o convite para nos apresentarmos na mostra foi muito interessante porque nós queremos continuar engrandecendo a dança em apresentações, não só por ser dentro da universidade como também,por ser para um público diverso. Além disso é uma boa oportunidade esta de integrar as ações artísticas e culturais de dentro e de fora da cidade.” Quem também esteve presente foi a presidente da FACEV - UFV, Profa.Luciana Bosco. Luciana também enfatizou a importância do Diversidade em Dança na integração da cidade com a universidade, “na minha opinião todos os projetos ligados a arte tendem a ter um resultado muito positivo na apropriação da cidade e na relação de cidadania que estes jovens passam a ter".
Autoria: Assessoria de Imprensa