Paixão pelo hip-hop e dança de rua e muita força de vontade. Assim nascia em 1994 o Grupo Impacto composto por quatro bailarinos formados no Núcleo de Arte e Dança, onde através de parcerias com projetos sociais, iniciaram seus estudos como bolsistas do Centro Experimental de Artes - Prefeitura Municipal de Viçosa.
Durante todos estes anos, o Grupo se manteve unido com o objetivo de pesquisar, desenvolver e aperfeiçoar esta sua arte vinda das ruas. O primeiro espetáculo profissional foi “No Alto da Rua”, do coreógrafo renomado Mário Nascimento, que estreou em 2009. Esse trabalho fez tanto sucesso que permitiu a realização de turnê pelo interior de Minas Gerais em 2010, levando a dança para um público de mais de 20 mil espectadores.
Além de “No Alto da Rua”, montou e excursionou com outras quatro turnês através dos espetáculos “Obstáculos” (2011) e “InSanidade” (2012), com coreografia de Alexandre Snoop, “Cromossomo Y” (2013), Universo Lúdico (2014) do coreógrafo Octávio Nassur e Três Gritos de Mário Nascimento e Grupo Impacto (2015/2016), "BAOBÁS" (2017/2019). Ao todo, o Grupo já atingiu um público de mais 150 mil pessoas.
O Grupo Impacto tem participado de importantes festivais de dança, nos quais vem alcançando mais público, premiações e atingindo sucesso pela crítica. Conquistou o Prêmio Cena Minas 2009 – Secretaria de Cultura de Estado da Cultura de MG com o espetáculo "No Alto da Rua", do coreógrafo Mário Nascimento. Foi selecionado através de Edital Público para se apresentar “No Alto da Rua” no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro onde obteve excelente reconhecimento de público e crítica especializada naquela capital.
Em 2010, foi selecionado com duas coreografias para a mostra competitiva no 28º Festival de Dança de Joinville/SC. Em 2011, foi o grupo convidado para se apresentar na abertura do 11º Festival Dançaraxá na noite dedicada as danças urbanas e foi também semifinalista do programa “Se Ela Dança eu Danço”, exibido no SBT.
Em 2012, foi selecionado entre cerca de duzentos grupos para se apresentar no 25º Festival de São João Del Rey (MG). Conquistou 7 prêmios, com seu projeto de multiplicação,no 3º Festival de Danças do Piranga, realizado em Ponte Nova (MG), que contou com a participação de 26 grupos, escolas e companhias de danças, sendo avaliados por júri especializado.
Em 2013 se classificou em segundo lugar no 12° Festival Internacional de Hip Hop ( FIH2). Já em 2014, alcançou a sétima colocação no mesmo festival, participou do 14° Festival Dançaraxá como convidado e se apresentou na Caixa Cultural e Setembro. Encerrando este ano, o Grupo foi contemplado com o Prêmio de Hip Hop do Ministério da Cultura.
Em 2015/2016 o Grupo estreou o espetáculo “Três Gritos”, em parceria com o coreógrafo Mário Nascimento e realizou tournée por 16 cidades de Minas Gerais, além das capitais Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo alcançando grande sucesso de crítica e público. Em 2017 o Grupo estreou o seu primeiro trabalho totalmente autoral, “Baobás”, em Viçosa – MG.
Em 2018 realizou a sua primeira turnê internacional apresentando o seu espetáculo “Três Gritos” em festivais na Bélgica e na Holanda.
Em 2019 organizou junto ao Instituto ASAS e ao Núcleo de Arte e Dança o Encontro Brasil - França e o Conexão Hip Hop ano 2.
O Grupo é formado pelos seguintes bailarinos: Adriano Luis Ramos, Alex Luis Ramos, Cleison Lana, Jean Carlo do Nascimento, Luis Filipe Claudino, Rafael Gregório, Rafael Silva, Marco Antônio de Jesus, Emerson Felipe Viana, Sávio Caetano.
Acompanhe as novidades do Grupo Impacto pelo facebook: http://www.facebook.com/grupoimpactodanca